Vila Galé: Actuar em várias frentes para reduzir a pegada de carbono

A responsabilidade social é um dos pilares da estratégia de recursos humanos do Grupo Vila Galé, com a insígnia “Retribuir”. As unidades hoteleiras estão prontas a receber quem tem necessidades especiais, desde a colocação de rampas, duches em vez de banheiras, zonas de atendimento prioritário e menus em braille, entre outras adaptações. Este é um caminho bem vincado na vontade «do grupo em assumir um papel de liderança no desenvolvimento de soluções que proporcionem estadias de elevada qualidade a clientes com necessidades especiais. Aqui inclui-se a existência de quartos adaptados e preparados para hóspedes com mobilidade reduzida nos hotéis, diversas intervenções para melhorar as condições de acessibilidade e de serviço e ter um atendimento inclusivo», explica Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé, adiantando ainda que está prevista formação aos colaboradores nesta área.

A formação é, aliás, uma forte aposta do grupo, através da Academia Vila Galé ou recorrendo a formadores externos. «Procuramos que as equipas estejam sempre a par das melhores práticas e das técnicas mais inovadoras.» Gonçalo Rebelo de Almeida destaca dois exemplos de formações dadas anualmente: a de boas práticas ambientais, incidindo essencialmente nos consumos energéticos e de água, triagem de resíduos e diminuição de desperdícios; e a dedicada ao tema dos valores do grupo, onde são abordados a solidariedade, a igualdade e o respeito. «No próximo ano a formação focar-se-á no combate ao desperdício, poupança energética e caracterização de resíduos. No âmbito dos nossos projectos de educação ambiental, vamos também disponibilizar aos nossos clientes dos resorts no Brasil informação sobre a fauna e a flora existente na área envolvente.»

A Vila Galé é um dos principais grupos hoteleiros portugueses e ocupa a 169.ª posição no ranking dos 200 maiores grupos hoteleiros mundiais, por isso o seu exemplo e as suas práticas têm um impacto importante na sociedade, sendo também um player a seguir para outros operadores do mesmo sector de actividade. Nos últimos anos têm sido várias as vertentes nas quais a Vila Galé tem investido de forma prioritária: plastic free, paper free, AVAC, água, mobilidade eléctrica, resíduos, formação, comunicação e energia limpa.

A nível da gestão de resíduos procuram diminuir a sua produção, dando preferência a produtos avulsos, quando possível. Os hotéis garantem locais de armazenagem de resíduos resguardados, impermeabilizados e arejados e asseguram uma triagem e encaminhamento para destinatários licenciados. Algumas unidades utilizam compactadores de resíduos para evitar o maior número de recolhas e transporte, além disso, reutiliza materiais, nomeadamente embalagens. Além disso, eliminaram o uso de plásticos de utilização única. Sempre que possível também eliminam o uso de papel, dando preferência ao digital e a ferramentas tecnológicas adequadas. Fazem gestão documental interna em formato digital e introduziram novas tecnologias de comunicação. Utilizam também materiais reciclados e recicláveis desde o momento de construção das unidades. Gonçalo Rebelo de Almeida diz ainda que participam em projectos de estudo e reutilização de resíduos provenientes da operação.

Quanto ao consumo de água, o grupo também tem pautado pelo bom exemplo. «Reaproveitamos as águas das limpezas dos filtros das piscinas e jacuzzis para rega. Recolhemos e armazenamos as águas das chuvas para a utilização na rega, sempre que a infra-estrutura o permite. Introduzimos melhorias no sistema de rega de baixo consumo, optando-se no gota a gota programável. Dispomos de centrais meteorológicas para controlar as necessidades de rega, tendo em consideração as diferentes espécies, e optamos por processos de lavagens mais eficientes com equipamentos e produtos químicos certificados eco.»

A instalação de sistemas de controlo centralizado dos equipamentos para aquecimento, ventilação e ar condicionado, optimizando a climatização e o funcionamento dos aparelhos, foi igualmente muito importante. Estas mudanças levaram a uma redução de mais de 20% no consumo de gás, por exemplo. A preocupação em diminuir a pegada ecológica e preservar o meio onde estão inseridos é muito importante para a Vila Galé. Por isso, acompanha as inovações do mercado e sempre que possível entra em testes piloto com startups ou projectos que permitam ter abordagens com menor impacto. «Procuramos actuar em várias frentes que permitem reduzir a pegada de carbono como, por exemplo, recorrer maioritariamente à energia verde proveniente de fonte 100% renovável.» Além disso, os hotéis estão providos com dois postos de carregamento eléctrico.

A par desta iniciativa tentam ainda fazer um trabalho de sensibilização junto dos clientes, tanto nos hotéis como nos restaurantes. «Isso passa, por exemplo, pela colocação de mensagens em pontos estratégicos nos buffets, nas instalações sanitárias ou nos quartos, incentivando à poupança de água, redução do desperdício e consumo consciente», diz, acrescentando que «tentamos ainda incluir os temas da sustentabilidade nas actividades e animações dos hotéis, tanto para adultos como para crianças». A mascote infantil, Nep, inspirada em Neptuno, deus do mar, além de dar nome aos kids club está muito associada à protecção dos mares. «Sempre que possível procuramos também envolver colaboradores, clientes e outros parceiros de negócio em diversas iniciativas, como recolha de lixo nas praias e zonas verdes, plantação de árvores ou outras actividades.»

IMPACTO NA COMUNIDADE

Quanto às iniciativas desenvolvidas junto das comunidades, destaca-se a doação de mais de 100 refeições diárias; donativo anual a 26 instituições de solidariedade social na sequência da satisfação dos clientes – por cada questionário respondido revertem 0,50 euros a favor de uma associação; doação de bens (como mobiliário, electrónica de consumo, fardas, têxteis e loiça) a diferentes instituições, na sequência de remodelação ou reequipamento de hotéis; organização de iniciativas que envolvem os colaboradores em acções solidárias; contratação de empresas de economia social para alguns serviços; cooperação institucional para a inserção socioprofissional de pessoas potencialmente excluídas; prestação de serviços a entidades ou projectos com fins sociais; atribuição de ofertas em jantares de beneficência, promovidos por entidades de natureza social; extensão das condições do clube Vila Galé a parceiros ou beneméritos de entidades de natureza social.

Para 2023 o grupo pretende consolidar as suas estratégias e objectivos. Entre os vários projectos destacam-se «a implementação de mais de 15 parques de solar fotovoltaico nas nossas unidades, aquisição de equipamentos mais eficientes, por exemplo, para as nossas lavandarias, cozinhas ou caldeiras, introdução de novos planos para uma ainda melhor recolha e separação de resíduos, maior eficiência hídrica, sistemas de rega mais inteligentes e controlo dos procedimentos para maior poupança de água, ambição de ter limpeza 100% eco em todo o hotel». Isso já acontece no sector do alojamento, mas no próximo ano a intenção é alargar também para a área de alimentação e bebidas. Uma cultura de sustentabilidade também passa pelo prato. Consumir menos proteína animal – que aumenta a pegada de carbono e apresentar uma carta mais green and fresh.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

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