Vidro é o único material 100% reciclável e a melhor opção para as embalagens, diz estudo

A sustentabilidade é uma preocupação cada vez maior para as marcas e as embalagens amigas do ambiente não ficam de fora da equação. De acordo com um novo estudo da Fraunhofer Cluster Circular Plastics Economy para a FEVE (Federação Europeia de Vidro de Embalagem), o vidro é o material com melhor capacidade de reciclagem – um dos passos essenciais da economia circular e da preservação de recursos naturais.

A análise mostra que há vários factores que influenciam o processo de reciclagem, nomeadamente, o design da embalagem (componentes monomateriais e facilidade de separação), as propriedades de reciclagem dos materiais, a tecnologia e os processos de reciclagem disponíveis. Considerando todos os elementos, apenas no caso do vidro é possível uma reciclagem 100% eficiente, o que significa que o mesmo não acontece, por exemplo, com os recipientes de plástico, papel/cartão ou alumínio.

E porquê? Porque, relativamente aos factores que influenciam a eficiência da reciclagem, no caso das embalagens de vidro a maioria dos componentes corresponde a monomateriais e é fácil separar rótulos e tampas, sem aditivos químicos. Isto significa que o vidro pode ser reciclado uma e outra vez de forma eficiente.

O papel e plástico, por seu turno, dão vida a embalagens frequentemente compostas por várias camadas de materiais, o que dificulta em larga escala a separação destes componentes. A situação é semelhante para os recipientes de alumínio, que integram diferentes ligas e etiquetas com impressão química.

Segundo o estudo, à excepção do vidro, a total eficiência na reciclagem não é actualmente alcançável, devido às propriedades específicas dos materiais que compõem o alumínio, plástico e papel. Estes materiais alteram as suas propriedades durante a reciclagem, perdendo qualidade e limitando o número de vezes que podem ser reciclados. Além disso, a produção de novas embalagens com base em qualquer um destes três materiais requer sempre a adição de matérias-primas virgens.

Por outro lado, o vidro possui várias qualidades que o tornam o material de embalagem ideal para preservar e proteger os alimentos e bebidas e para ajudar o ambiente, além de ser 100% reciclável. O facto de ser um material quimicamente inerte faz com que não afecte o seu conteúdo e que não sofra corrosão ou oxidação ambiental. É também uma opção resistente, impermeável, natural, segura, versátil e que ajuda a preservar os recursos naturais, uma vez que, actualmente, o principal componente para o fabrico de embalagens de vidro é o vidro reciclado.

Artigos relacionados