Vídeos do TikTok têm cada vez mais influência na compra de viagens
O TikTok está a tornar-se uma ferramenta importante na forma como os utilizadores descobrem novos destinos turísticos e planeiam as suas viagens. Quase 50% dos utilizadores compraram férias depois de terem sido inspirados por conteúdos visualizados na rede social, sendo que 74% dessas compras não foram planeadas. A conclusão é de um estudo da consultora Walnut Unlimited.
De acordo com a consultora de mercado, 77% das pessoas inquiridas destacam o papel que o TikTok teve na descoberta de um destino ou produto relacionado com viagens. Além disso, a plataforma tem sido também cada vez mais procurada pelos viajantes para saberem quais os restaurantes, atracções culturais e outros locais que devem visitar num país estrangeiro. “58% dos utilizadores europeus usufruíram de experiências culturais offline depois de terem acesso a estas através da plataforma, como, por exemplo, visitar uma exposição ou um local pelo seu património artístico, ou comprar um livro”, sublinha a Walnut Unlimited.
Os resultados do estudo mostram ainda que 74% dos inquiridos consideram que os conteúdos de viagens/férias na plataforma são “criativos” e 72% descrevem-nos como “interessantes”.
Além disso, as pesquisas de conteúdos relacionados com viagens na plataforma também têm vindo a crescer: a hashtag #TravelTok já atingiu mais de 8,8 mil milhões de visualizações, enquanto a pesquisa #TikTokMadeMeBookIt já alcançou cerca de 121 milhões de visualizações.
«O TikTok está a tornar-se a num novo caminho para descobertas e em nenhuma outra área isto é tão verdadeiro como na de viagens e turismo», comenta em comunicado Stuart Flint, head of Global Business Solutions do TikTok para a Europa. «Este fenómeno está a criar uma oportunidade incrível para as marcas de viagens, mas também para as organizações de turismo, de chegarem a novos públicos que estão já à procura de inspiração», acrescenta.