Viajar de transportes expresso em Portugal ficou mais barato
O preço dos bilhetes do serviço de transporte expresso de passageiros registou uma descida em Portugal, entre 2019 e 2022. A conclusão é de um estudo da plataforma CheckMyBus, que analisou o valor dos bilhetes nas cinco principais rotas em Portugal: Lisboa – Porto, Lisboa – Braga, Lisboa – Albufeira, Lisboa – Coimbra, e Coimbra – Porto,
A descida verificada fica entre os 24% e os 51%. A abertura do mercado, em 2019, e a entrada de novos operadores são dois dos factores que justificam esta redução significativa dos preços dos bilhetes deste meio de transporte em Portugal.
Entre Lisboa e Porto, a redução média foi de 24%, mas na ligação entre Lisboa e Albufeira a redução média no preço dos bilhetes foi de 50%. Já na rota entre Porto e Coimbra, a diminuição no preço médio do custo dos bilhetes chegou aos 51%.
De acordo com os dados, a abertura do mercado nacional do serviço de transporte expresso de passageiros, ocorrida no final de 2019, e o desenvolvimento das soluções digitais da venda de bilhetes impulsionaram o aumento da concorrência no sector, levando a uma baixa nos preços praticados no país
Outra das conclusões deste estudo realizado pelo CheckMyBus foi a diferença no custo da viagem por quilómetro em Portugal. Comparativamente a algumas das principais rotas em Espanha, França ou Itália, Portugal regista o custo mais baixo por quilómetro nestas viagens, o que se traduz em bilhetes significativamente mais baratos, permitindo aos passageiros viajar de forma mais económica no país.