Viagens impulsionam crescimento da Allianz

A Allianz Partners registou 8,2 mil milhões de euros em receitas totais (+33,1% vs 2021) e um resultado operacional de 260 milhões de euros em 2022 (+1,5% vs 2021). Os resultados devem-se, em grande parte, à recuperação do negócio de viagens após o levantamento das restrições relacionadas com a Covid-19.

O crescimento das receitas permitiu novos investimentos significativos nas plataformas digitais da Allianz Partners e no negócio de saúde durante 2022.

Globalmente, em comparação com 2021, todas as áreas de negócio registaram crescimento. O negócio de viagens demonstrou o maior crescimento. A área de Seguros de Viagens cresceu substancialmente em 79,7%, quando comparado com 2021, com 3,053 mil milhões de euros de receitas em 2022. O crescimento foi impulsionado pela recuperação das viagens e pela crescente procura de protecção e seguros relativas às mesmas, à medida de que a maioria dos países abriu fronteiras e levantou restrições de viagens. O crescimento foi liderado pela América do Norte e particularmente pelos EUA, em todos os canais, devido aos segmentos das companhias aéreas e venda de bilhetes para eventos.

No que respeita à Mobilidade, o crescimento foi impulsionado principalmente pelos mercados do Reino Unido e da China. A área de Assistência e Mobilidade registou 2,61 mil milhões de euros em receitas (+5,0% vs. 2021). O negócio de assistência em viagem automóvel registou um ligeiro declínio nas receitas devido à perda de um cliente relevante, que foi principalmente compensado por crescimento orgânico e por novos negócios.

Já o segmento tradicional do International Private Medical Insurance (iPMI) impulsionou os resultados do negócio de Saúde com mais investimentos através da parceria com a Aetna International (forte crescimento do negócio internacional de estudantes à medida que as fronteiras foram reabrindo na Austrália). A área da Saúde cresceu +25,7%, com receitas de 2,384 mil milhões de euros no ano passado.

Artigos relacionados