Viagens, electrodomésticos e smartphones lideram top de intenções de compra

Agora que a ordem é para desconfinar – ainda que em segurança –, quais são os objectos ou os serviços que os portugueses mais tencionam adquirir? O Barómetro Europeu do Observador Cetelem indica que viagens (46%), electrodomésticos (45%) e smartphones (35%) compõem o top 3 das intenções de compra para os próximos meses.

As assinaturas de plataformas de streaming também aparecem em destaque, estando no topo das prioridades para 33% dos portugueses. Estes desejos estão em linha também com o top dos consumidores a nível europeu.

No sentido inverso, surgem os equipamentos de vídeo e máquinas fotográficas (13%), imobiliário (13%) e motas ou scooters (8%).

Viagens são tendência na Europa

A mesma análise revela que as viagens lideram o top de intenção de compra por toda a Europa: 47% dos indivíduos nos 15 países europeus onde se realizou o inquérito também planeiam viajar este ano.

No caso dos portugueses, os 46% verificados correspondem a um aumento de seis pontos percentuais face às intenções no inquérito intermédio do Barómetro Europeu realizado em 2020 (40%). “Ainda assim, este valor é 16 p.p. abaixo das intenções de viagens e lazer pré-covid (62%) para um período de 12 meses”, indica o Observador Cetelem.

Também a nível europeu, o salto é de seis pontos percentuais face a 2020, embora menos 13 pontos percentuais em relação ao período pré-pandemia. Os austríacos são aqueles que mostram maior vontade de viajar (54%), seguindo-se os italianos (52%), os britânicos (51%), os suecos (51%), os búlgaros (50%) e os romenos (49%).

Os cidadãos da Hungria, por seu turno, são os que menos desejam viajar nos próximos meses (34%), a par dos cidadãos da Eslováquia (37%), Polónia (42%) e Espanha (42%). A Dinamarca, por seu lado, é o único país em que a percentagem de indivíduos que procura viajar não sofreu alterações em relação a 2020 (44%).

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