Vhils cria obra em cimento para a SEAT
A SEAT desafiou o artista de arte urbana Alexandre Farto (mais conhecido por Vhils) a criar uma peça para promover o lançamento do seu novo SUV compacto, o SEAT Arona, no mercado nacional. O resultado será uma peça em cimento de 12 toneladas do modelo automóvel, em tamanho real, que deverá estar pronta em Janeiro de 2018.
Depois de concluída, a obra de Vhils será transportada, uns meses mais tarde, para o MARCC – Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais, cuja abertura está prevista para Maio de 2018. Recorde-se que esta não é a primeira vez que a SEAT se associa ao artista, nem à cidade de Cascais.
«O mote [para esta parceria] foi o lançamento do Arona. Queríamos criar uma obra que perdurasse, dentro do território da arte», explicou à Marketeer Teresa Lameiras, directora de Marketing e Comunicação da SEAT Portugal, acrescentando que «já estava previsto dar continuidade à parceria depois da peça criada no ano passado». «Esta será literalmente« uma obra de peso (12 toneladas) e que vai combinar dois territórios, o do automóvel e o da arte, de uma forma inspiradora», reforçou, à margem da apresentação da parceira, que decorreu no atelier de Vhils, no Barreiro.
De acordo com a responsável, esta acção pretende reforçar a nova linha de comunicação da marca automóvel, que tem entrado em novos territórios, da música à arte urbana, passando pelo surf. «Estamos a viver um momento importante, com uma grande ofensiva de produto, e a entrar em segmentos onde não estávamos representados. Num curto espaço de tempo renovámos o Leon, lançámos um Ibiza totalmente novo, o Ateca e, agora, o Arona. Esse território da inovação e da tecnologia é essencial, porque os clientes de hoje são exigentes e sabem o que querem. Mas depois a diferenciação da marca depende da forma como comunica, e temos vindo a trabalhar estas áreas para captar esses valores que preconizamos», sublinhou Teresa Lameiras.
Para além desta iniciativa bellow-the-line, a SEAT irá lançar uma campanha above-the-line no final de Dezembro ou início de Janeiro do próximo ano para comunicar o Arona.
Veja o teaser que mostra o processo criativo:
Veja o vídeo da apresentação da parceria:
Texto de Daniel Almeida