Vendas online na Cyber Week superam 270 mil milhões de euros. Papel das redes socias cresce
A Salesforce revela as conclusões tiradas da análise à Cyber Week, através de dados de compras de mais de 1,5 mil milhões de consumidores em todo o Mundo. De acordo com a análise, as vendas online em 2022 atingiram um recorde histórico superior a 270 mil milhões de euros, 2% acima do ano passado.
As rede sociais tiveram um papel essencial nestes resultados, já que 76% do tráfego de e-Commerce veio por via mobile, com as redes sociais responsáveis por quase 10% do tráfego – um aumento de 22% em relação ao ano anterior e a maior percentagem já registadas na época em causa.
Com preços mais altos e orçamentos mais curtos, os consumidores acabaram por adoptar o Buy Now Pay Later (BNPL). No entanto, o montante médio das transações BNPL desceu 5% – indicando que os consumidores pediram financiamento para compras de menor valor comparativamente a 2021.
Além disso, as promoções acabaram por disparar apenas durante a Cyber Week, situando-se a taxa média de desconto nos 27% a nível global. A taxa de abandono do carrinho de compras também caiu 5% durante a Cyber Week em comparação com as três semanas anteriores.
«À medida que entramos na reta final da temporada de Natal, as marcas de retalho devem preservar as margens através de uma maior automação para equilibrar a eficiência operacional e a fidelidade do cliente. Serão as marcas de retalho que se apoiam no atendimento em loja, personalização do serviço e agilização das devoluções que serão as vencedoras e terão mais sucesso», salienta, em comunicado, Rob Garf, vice-presidente da Salesforce e director-geral de Retalho.