Vendas nos centros comerciais aumentam 15,9% em comparação com a pré-pandemia
O volume de vendas dos centros comerciais aumentou 15,9% em Portugal em Dezembro de 2023 em comparação com os valores pré-pandemia, de acordo com o relatório “Property Management Insights”, elaborado pela área de Property da CBRE.
Assim, em Portugal, a relação entre o movimento e as vendas nos centros comerciais continua a ser directa, ou seja, o aumento do número de visitantes traduz-se num maior volume de negócios do centro. No entanto, esta relação já não se verifica em todos os centros geridos pela CBRE e o mesmo não se verifica em Espanha, que detecta uma contra tendência com o volume de vendas a crescer.
Outra das tendências identificadas é a mudança do perfil dos consumidores. Cada vez mais utilizam as lojas como pontos de recolha ou devolução de encomendas, sem consumo directo no local. Esta tendência tem sido acompanhada por uma mudança nos modelos de negócio dos operadores, aumentando a percentagem de vendas provenientes do online.
No que toca ao impacto da inflação, além de ter expressão nos resultados de facturação dos centros comerciais, também influenciou o tipo de contratos celebrados no sector logístico. No contexto actual, é cada vez mais comum a celebração dos chamados contratos triple net, modalidade em que o ocupante ou inquilino é directamente responsável por todas as despesas associadas ao armazém, como impostos, serviços públicos, prémios de seguros, despesas operacionais. reparos, entre outros.