Vendas na Black Friday desaceleram na Europa, mas Portugal contraria tendência

Este ano, as compras na Black Friday revelaram-se mais fracas do que em 2021 por todo o continente europeu, embora Portugal tenha conseguido contrariar a tendência, tendo sido o terceiro país da Europa que mais transacções realizou.

Os dados da GfK demonstram que os factores económicos desfavoráveis à generalidade da Europa não demoveram os portugueses de aproveitar o período de descontos. Comparativamente com o ano anterior, as compras na Balck Friday aumentaram 7% em Portugal. Na República Checa o aumento do volume de compras estabeleceu-se 27% acima do registado na semana homóloga, assim como na Turquia, onde as transacções aumentaram 24%.

Por sua vez, a Alemanha e a Itália viram o volume de transacções 1% mais baixo do que em 2021. Já os países da Grã-Bretanha e a Hungria sentiram, este ano, uma diminuição de compras de menos 3%.

O estudo da GfK revela ainda quais os maiores interesses dos consumidores: por toda a Europa, a tendência na aquisição de gadgets e material tecnológico mantém-se em crescente. A contínua aposta nos modelos de trabalho remoto e híbrido promove o interesse dos consumidores em adquirir mais electrodomésticos, equipamentos tecnológicos e de entretenimento.

Em território nacional, durante a Black Friday, os produtos com maior aumento de vendas foram as consolas de jogos (+68% face à semana homóloga), seguindo-se as ferramentas de software (+35% face à semana homóloga). Também as máquinas de lavar roupa, tablets e máquinas de bebidas viram o seu valor de vendas aumentar em 19%, 19% e 18%, respectivamente, face à semana homóloga.

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