Vendas de wearables em Portugal aumentaram 276%

Foram vendidos 117 mil wearables em Portugal, em 2015. O número representa um crescimento de 276% face a 2014, de acordo com os dados preliminares do estudo “IDC European Quarterly Wearables Tracker”. O mesmo documento afirma que o mercado deste tipo de equipamentos no País ainda é reduzido mas que apresenta um forte crescimento.

Os wearables básicos, como é o caso de pulseiras fitness que monitorizam a actividade física, são os que têm mais sucesso entre os portugueses, representando 70% do total de unidades vendidas no último ano. Já os wearables inteligentes, como os smartwatches, representam 30% das vendas totais. Os dois segmentos registaram um crescimento, face a 2014, de 256% e 334%, respectivamente.

Francisco Jerónimo, director europeu de Research da Área de Terminais Móveis da IDC, avança ainda que, no último ano, foram vendidos 321 wearables por dia, ao passo que as vendas de smartphones chegaram, em média, às oito mil unidades diárias. «A limitada oferta de produtos e o quase total desconhecimento por parte dos consumidores das capacidades e valor destes produtos leva a que o mercado ainda seja reduzido. Contudo, verificou-se um crescimento sustentado das vendas em cada um dos trimestres, fruto do aumento da oferta de produtos por parte dos vários canais de venda e do aumento do investimento em marketing por parte dos fabricantes», conclui em comunicado.

Quanto ao futuro, a IDC prevê que o grande potencial de crescimento está nos wearables inteligentes, embora não tenha sido essa a tendência verificada em 2015. Recorde-se que, a partir de hoje, o Apple Watch já está à venda em Portugal, sendo que a IDC estima que sejam vendidas 11.700 unidades ao longo do ano.

Para este ano, a IDC prevê ainda que o número total de wearables vendidos ultrapasse os 170 mil, o que significaria uma subida de 46% em relação a 2015.

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