Vendas de terceiros vão responder por 38% do crescimento global do retalho online
Os marketplaces que incluem produtos de terceiros serão o canal de retalho que mais rápido cresce a nível global, nos próximos cinco anos. O cenário é traçado pela Edge by Ascential, que apresenta ainda outra previsão: também em 2027, os cinco maiores retalhistas – Amazon, Alibaba Group, Pinduoduo, JD.com e Walmart – vão ter marketplaces onde outras marcas também estão presentes.
Por esta altura, estes cinco retalhistas serão responsáveis por 4,3 milhões de milhões de dólares de vendas em todo o mundo, o que compara com os 2,5 milhões de milhões de dólares registados hoje – ou seja, mais de dois terços das vendas de comércio electrónico globais (incluindo first-party e third-party).
No período em antevisão, a Edge by Ascential prevê também que as vendas de terceiros nos marketplaces online representem 1,3 milhões de milhões de dólares adicionais no total das vendas.
Quer isto dizer que as vendas de terceiros responderão por 38% do crescimento global das vendas online de retalho, com os comerciantes third-party a captar 59% das vendas de e-Commerce – versus 56% em 2022. Por outro lado, as vendas first-party deverão cair dos 44% actuais para 41% em 2027, de acordo com o “2022 Future of Marketplaces Report”.
«Os retalhistas com mais sucesso, tanto agora como no futuro, irão operar marketplaces third-party. As marcas de consumo que terão mais sucesso neste novo ambiente de retalho serão aquelas que alinharem com os parceiros certos, que optimizem as suas competências únicas», sublinha Deren Baker, CEO of Edge by Ascential, referindo ainda a importância de tirar partido dos dados obtidos em tempo real de forma a responder com eficácia.