Vendas de smartphones caem em todo o mundo
No primeiro trimestre deste ano, foram vendidos 373 milhões de smartphones em todo o mundo, o que representa uma quebra de 2,7% em relação ao mesmo período de 2018. Segundo a Gartner, as principais descidas cabem à Samsung e Apple com recuos de 8,8 e 17,6%, respectivamente.
Ainda assim, a Samsung mantém o posto de principal fabricante de smartphones do planeta, com uma quota de mercado de 19,2% e mais de 71 milhões de equipamentos vendidos, entre Janeiro e Março. A Huawei aparece logo a seguir com 15,7% do mercado, tendo sido a marca que mais cresceu (44,5%).
Os lugares seguintes são ocupados pela Apple (11,9%), OPPO (7,9%) e Vivo (7,3%) – a Xiaomi deixou o top 5, empurrada pela Vivo.
Anshul Gupta, senior research director na Gartner, explica que a quebra nas marcas Samsung e Apple está relacionada com a baixa procura por smartphones premium. De acordo com o analista, os telemóveis tradicionais (sem ecrã táctil, por exemplo) têm cada vez mais funcionalidades por um preço mais acessível do que os smartphones.