Vendas de automóveis caem 40,8% nos primeiros dez meses

Entre Janeiro e Outubro, as vendas de automóveis novos no mercado português caíram 40,8% em termos homólogos para 95.707 unidades comercializadas, de acordo com o último boletim da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Tendo em consideração apenas o mês de Outubro, as vendas caíram 24,1% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa uma quebra “menos acentuada” do que a observada nos meses anteriores. “Esta situação decorre do facto de o mercado ter registado uma evolução muito negativa nos últimos três meses de 2011, provocando, assim, um efeito de base não negligenciável e que se reflectiu numa queda percentual menor do que o esperado em Outubro de 2012”, explica a ACAP.

O segmento mais afectado foi o dos veículos comerciais ligeiros. No período acumulado dos primeiros dez meses do ano, foram comercializadas 12.127 unidades, menos 54,1% em relação ao período homólogo. Já as vendas de ligeiros de passageiros recuaram 38,3% para 81.827 veículos.

Artigos relacionados