Vendas das lojas em centros comerciais aumentam e vão além do pré-pandemia

As vendas das lojas dos centros comerciais ultrapassaram em 20% os níveis pré-pandemia, revela um estudo da Reduniq Insight desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC). Os dados demonstram que a facturação das lojas nos centros comerciais em 2022 apresentou uma variação positiva de 20,6% face a 2019, incluindo alimentar.

Analisando cada trimestre em particular, o 4.º trimestre, como é tradicional, é o que representa a maior percentagem das vendas em 2022, com 31,7% (face aos 30,5% que este período representou em 2019). A variação positiva da faturação das lojas é principalmente explicada pelo aumento do número de transacções, com mais 20,9% em relação a 2019.

Segundo o estudo da Reduniq Insight, os fins-de-semana (de sexta-feira a domingo) representam cerca de 50% da facturação em centros comerciais, com cerca de 34% da facturação em centros comerciais a registarem-se nos sábados e domingos. Nos dias úteis da semana, o período pós-laboral (a partir das 17 horas) representou 42% da facturação.

Em termos sectoriais, em 2022, 34% do total de facturação registada em centros comerciais é relativa à categoria Moda. Além disso, 28% foi gasto em Supermercados e 14% em Restauração. Há categorias, como Cabeleireiros e Restauração, que apresentam um crescimento mais expressivo, em parte explicado pela desmaterialização dos pagamentos de dinheiro para cartão.

«O ano passado foi um ano de recuperação plena para os nossos lojistas. Apesar de ter começado com grandes restrições de circulação, apesar das pressões inflacionista acabou por ser um dos melhores anos de sempre para as lojas dos centros comerciais. Resultado do profissionalismo e dinâmica que todos souberam colocar», comenta, em comunicado, Rodrigo Moita de Deus, CEO da APCC.

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