Vendas da McDonald’s caem pela primeira vez em nove anos
A cadeia de restaurantes fast-food McDonald’s anunciou uma quebra de 1,8% das vendas comparáveis em Outubro, face ao período homólogo, algo que não acontecia desde Abril de 2003. A actividade da empresa recuou em todos os mercados.
Os resultados dizem respeito às vendas comparáveis, o que engloba apenas as vendas das lojas (quer sejam lojas próprias ou franquias) da marca que estão abertas há pelo menos 13 meses (incluindo as que estiveram fechadas temporariamente). Em Outubro do ano passado, as vendas subiram 5,5%.
Nos Estados Unidos da América, o principal mercado da McDonald’s, representando cerca de um terço das receitas da companhia, as vendas comparáveis recuaram 2,2%. Os resultados ficam a dever-se sobretudo a uma “procura modesta e ao aumento da competitividade”, explica a McDonald’s em nota de imprensa disponibilizada no seu site. No mercado norte-americano, alguns concorrentes da marca, como as cadeias Burger King, Wendy’s e Taco Bell têm procurado diversificar o seu portefólio, por forma a conquistar quota de mercado à empresa liderada por Don Thompson.
No mercado europeu, onde o bom desempenho da marca no Reino Unido foi penalizado pela quebra noutros mercados, as vendas também diminuíram 2,2%. Para combater o ambiente de “incerteza económica” que afecta o segmento da restauração no Velho Continente, a McDonald’s prepara-se para reforçar, no mercado europeu, a aposta em publicidade e lançar “novos menus com maior diversidade de preços”, bem como “melhorar a experiência nos seus restaurantes para atrair mais clientes”, anuncia a marca.
Já nos mercados Ásia/Pacífico, Médio Oriente e África, as vendas regrediram 2,4% em Outubro, com os piores resultados a verificarem-se no Japão, Austrália e China. Nestes mercados, a empresa prepara-se para alargar a oferta de menus adaptados ao gosto local, como prova a abertura de duas lojas vegetarianas na Índia.
«Apesar de as vendas de Outubro reflectirem os desafios actuais do mercado global, estou confiante que as estratégias e ajustamentos que estamos a implementar irão conduzir a um aumento das vendas e dos lucros», refere Don Thompson, presidente e CEO da McDonald’s.
A McDonald’s tem à volta de 34 mil restaurantes num total de 119 países e serve cerca de 69 milhões de clientes por dia.