Venda de telemóveis cai 8% no primeiro trimestre

smartphones21No primeiro trimestre de 2011 foram vendidos, em Portugal, 1,1 milhões de telemóveis, número que representa uma diminuição de 8% em relação ao período homólogo, segundo o estudo “IDC European Mobile Phone Tracker”. O valor das vendas ascendeu a 111 milhões de euros, a cair 28% em relação ao período homólogo.

Durante o trimestre foram vendidos 224 mil smartphones, um crescimento de 18% face ao mesmo período de 2010, enquanto no segmento de telefones tradicionais se registaram vendas na ordem das 919 mil unidades, menos 12%. O fraco crescimento das vendas verificado no segmento de smartphones, a queda acentuada no segmento dos telefones tradicionais e a sazonalidade nas vendas foram as principais causas apontadas para a quebra do mercado no trimestre.

A Nokia manteve a liderança neste período, com uma quebra nas vendas inferior à do mercado, fruto dos bons resultados no segmento dos telefones tradicionais. Contudo, a empresa finlandesa enfrenta uma forte concorrência de fabricantes focados no desenvolvimento de terminais com sistema operativo Android, como a Samsung e a Sony Ericsson, ao mesmo tempo que as vendas da Apple continuam a crescer. No trimestre, a Samsung quintuplicou mesmo a sua quota de mercado no segmento de smartphones, o que lhe permitiu aproximar-se da liderança do mercado. De salientar ainda que o fabricante coreano alcançou este trimestre a liderança do mercado europeu pela primeira vez. A Sony Ericsson tem também demonstrado alguma vitalidade no segmento, tendo regressado à terceira posição em Portugal.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...