Venda de música com nova quebra em Portugal

1152157279Em 2009, as vendas de música em Portugal terão sofrido uma quebra no volume de facturação de mais de seis milhões de euros, de acordo com dados da Associação Fonográfica Portuguesa. As editoras discográficas terão facturado o ano passado cerca de 32,8 milhões de euros com a venda de música em formato físico e digital, ou seja, CD, vinil e descarregamentos de música via internet pagos. Números a representar uma diminuição face aos 39,9 milhões de euros registados em 2008 e aos 44,5 milhões de euros em 2007. E neste cenário de quebra, o vinil é mesmo o único segmento a registar aumento, duplicando as suas vendas em 2009 para os 10.136 discos.

Do total facturado em 2009, 29,9 milhões de euros dizem respeito à venda de álbuns de música – cerca de 5,7 milhões de exemplares, ou seja, menos 600 mil do que em 2008. No que toca ao mercado digital, em 2009 registou-se um aumento das vendas de música para os 50,4 milhões de unidades digitais, mais 2,9 milhões do que em 2008.

A Universal Music é, de novo, a editora que mais factura com a venda de música no mercado português: dos 30,8 milhões de euros resultantes da venda de música em suporte físico, 6,5 milhões de euros dizem respeito à Universal Music.

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