“Vemos tudo”: É assim que as lojas sabem quando os clientes roubam nas caixas de atendimento automático

Nos últimos anos são cada vez mais as lojas com caixas automáticas em que o cliente regista as próprias compras para, de seguida, efetuar o pagamento. A ação é de confiança no cliente de forma a agilizar as filas de espera nas caixas tradicionais, mas há sempre quem tente enganar ou contornar o sistema.

A pensar nisso, a Walmart recorreu a tecnologia parra combater os furtos nestas caixas de autoatendimento e assim evitar perdas financeiras. Tratam-se de dispositivos que digitalizam as compras e permitam que os funcionários se liguem às caixas ativas e monitorizem a sua utilização em tempo real.

Estes dispositivos, ou scanners, exibem informações detalhadas, incluindo quais são as máquinas que estão a ser usadas, que produtos foram digitalizados e a quantidade de cada um. Estes dados ajudam a identificar situações em que os clientes guardam itens que não foram registados ou em que os escondem em malas ou sacos antes de pagar.

Este acompanhamento por parte do funcionário permite que “vejam tudo”, tal como assume um funcionário do Walmart que recentemente revelou como é que a cadeia vigia o cliente num vídeo que rapidamente viralizou nas redes sociais.

No vídeo partilhado pelo usuário do TikTok @thewalmartguy69, o funcionário exibe a tecnologia utilizada pelos trabalhadores do Walmart. Sobre o vídeo, o funcionário escreve o seguinte: “sabemos quando você está a roubar”.

O funcionário explica ainda que esta ferramenta é fornecida pela Zebra Technologies, uma empresa especializada em soluções de monitorização de retalho.

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