Vemedia Pharma quer quebrar o tabu da disfunção erétil com o primeiro tratamento sem receita
Já chegou às farmácias portuguesas Eroxon, o primeiro tratamento de venda de livre para a disfunção erétil. O produto é distribuído pela Vemedia Pharma e está clinicamente comprovado que apresenta resultados em apenas 10 minutos.
Este dispositivo médico foi desenvolvido no Reino Unido pela empresa Futura Medical e aprovado na Europa como um dispositivo médico de venda livre. Em Portugal, faz parte do portefólio da Vemedia Pharma Portugal, laboratório do grupo Cooper Consumer Health.
Em entrevista à Marketeer, Ricardo Bento, director de Marketing da Vemedia Pharma Portugal, lembra que a disfunção erétil é um problema que afecta 500 mil homens portugueses, mas que a maioria não procura tratamento. Por ser de venda livre, Eroxon poderá ajudar a quebrar o tabu e as barreiras psicológicas em torno deste tema. «O lançamento de Eroxon é um marco no tratamento desta doença porque não só ajuda a ultrapassar as barreiras associadas à problemática — por ser de venda livre e, por isso, não necessitar de receita médica — como também promove o envolvimento da/o parceira/o», explica o responsável.
Disponível em formato gel e embalagens com quatro tubos de utilização única, Eroxon pode ser comprado em farmácias, parafarmácias e espaços de saúde (PVP: 29,50 euros).
O que motivou a Vemedia Pharma a tomar a decisão estratégica de lançar Eroxon no mercado português?
Estima-se que, em Portugal, a disfunção erétil atinja cerca de 500 mil homens. Estamos a falar de 13% da população masculina no País. Além disso, 3 em cada 4 homens vão sofrer algum problema de disfunção erétil na sua vida.
Estudos indicam que apenas 1 em cada 6 procura tratamento, sendo que 50% dos homens acabam por desistir. Este problema atinge homens de todas as idades e, embora seja mais frequente em idades mais avançadas e a disfunção erétil aumente com a idade, a prevalência nos homens mais jovens está a intensificar-se — principalmente devido ao aumento do consumo de conteúdos pornográficos, à ansiedade de desempenho e ao stress. Tendo em conta todos estes factores – e depois de ter sido um verdadeiro sucesso em países como Reino Unido, Espanha e Bélgica –, a Vemedia Pharma Portugal decidiu apostar no lançamento de Eroxon no mercado português.
Que espaço vem ocupar no mercado?
Eroxon é o primeiro tratamento de venda livre para a disfunção erétil em Portugal. Em formato gel, está clinicamente comprovado que ajuda os homens a conseguir uma erecção em apenas 10 minutos. Ao mesmo tempo, este inovador tratamento para a disfunção erétil também ultrapassa as contra-indicações, as interacções medicamentosas e as elevadas taxas de descontinuação associadas aos medicamentos para o tratamento da disfunção erétil.
E dentro do portefólio da própria empresa?
A Vemedia Pharma é líder de mercado na maioria das categorias onde está presente (tranquilizantes naturais, sono, fungos das unhas, cuidado dos ouvidos, infecções urinárias, nutricosmética…) com as suas marcas de autocuidado (Valdispert, Valdispro, Excilor, Audispray, Roter, Lashilé, Oenobiol).
A marca Eroxon será um pilar importante do negócio da companhia, uma vez que com este inovador produto vamos criar uma categoria consumer healthcare até aqui inexistente.
Quais os principais benefícios de Eroxon? E a quem se destina?
Além de ser um tratamento de venda livre — ou seja, que não necessita de receita médica —, actua em apenas 10 minutos e pode envolver o/a parceiro/a na resolução do problema. É aplicado directamente na glande — ou cabeça — do pénis e deve massajar-se durante 15 segundos. Isto significa que Eroxon pode fazer parte dos preliminares.
Eroxon destina-se a todos os homens com mais de 18 anos que sofram de disfunção erétil leve, moderada ou grave. Não apresenta interacção com outros medicamentos nem contra-indicações. Com a prática de uso do produto – após três ou quatro utilizações – os resultados podem melhorar.
Como, em que meios e com que mensagens têm vindo a promover este novo produto junto dos consumidores portugueses?
Temos em curso uma campanha de comunicação 360º, em televisão e digital; estamos a apostar também numa presença forte com visibilidade nos pontos de venda de farmácia e parafarmácia e temos em curso uma estratégia de assessoria de imprensa para trabalhar awareness e reputação junto dos meios de comunicação.
Paralelamente, estamos igualmente empenhados em dar a conhecer esta nova terapêutica a todos os profissionais de saúde, farmacêuticos e médicos. No fundo, além de querermos quebrar as barreiras associadas ao tratamento da disfunção erétil, queremos mostrar que com Eroxon existe, pela primeira vez em Portugal, um tratamento para a disfunção que é credível e, ao mesmo tempo, facilmente acessível, para ser utilizado comodamente em conjunto, pelo casal.
A disfunção eréctil ainda é um tema tabu. Como esperam dar a volta e incentivar a conversa em torno deste tema? A literacia será essencial?
É fundamental falarmos de forma aberta e clara sobre o tema, “desempoeirada”. Os números mostram que a disfunção erétil está a afectar cada vez mais jovens e que este problema não é exclusivo dos homens mais velhos, a partir dos 50 anos. Há cada vez mais homens com menos de 40 anos a sofrer de disfunção erétil, muitas vezes em silêncio, com vergonha.
É importante começar. Criar abertura para se falar sobre o tema, para que os homens compreendam melhor a disfunção erétil, entendam que não estão sozinhos e compreendam que a/o parceira/o pode contribuir para a solução.
O lançamento de Eroxon é um marco no tratamento desta doença porque não só ajuda a ultrapassar as barreiras associadas à problemática — por ser de venda livre e, por isso, não necessitar de receita médica — como também promove o envolvimento da/o parceira/o. A disfunção erétil não afecta apenas quem sofre dela, afecta as pessoas à sua volta, as relações.
Que previsões têm traçadas ao nível de vendas deste produto?
Existe uma real oportunidade de mercado para homens que sofrem de disfunção erétil e Eroxon vem preencher uma lacuna que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida e auto-estima dos homens portugueses que sofrem frequentemente em silêncio com este problema que ainda é, hoje em dia, um tabu com muito sentimento de vergonha associado.
Eroxon vai ajudar a quebrar estas barreiras devido à sua fácil acessibilidade sem receita médica e, assim, reverter estes números, contribuindo decisivamente para que mais homens possam finalmente iniciar e manter uma terapêutica para a disfunção erétil ao longo do tempo.
Texto de Daniel Almeida