Vasco Palmeirim rouba a coroa a Ricardo Araújo Pereira e lidera ranking da empatia
O estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers 2021” da Marktest aponta Vasco Palmeirim como a personalidade que suscita mais empatia junto dos portugueses. O apresentador da RTP e locutor da Comercial destrona, pela primeira vez, Ricardo Araújo Pereira – que tinha ocupado a posição cimeira do ranking nas quatro edições anteriores.
Entre as 62 personalidades sugeridas pela Marktest aos inquiridos, Vasco Palmeirim foi quem obteve um maior índice de empatia e identificação: uma média de 7.40 numa escala de 1 (não se identifica) a 10 (identifica-se muito).
Ricardo Araújo Pereira surge logo depois (7.18), à frente de Cristiano Ronaldo (7.14), César Mourão (7.08) e Daniela Ruah (7.04). Segundo a mesma análise, 50 personalidades tiveram níveis de empatia superiores a 5.5 e apenas 12 registaram um índice abaixo desse valor.
Notoriedade ou empatia?
Segundo a Marktest, há figuras públicas com níveis de notoriedade e empatia acima da média, como Cristiano Ronaldo, Vasco Palmeirim ou Ricardo Araújo Pereira, mas também personalidades com notoriedade abaixo da média mas empatia acima da média, como Ana Guiomar, António Raminhos ou Miguel Oliveira.
Influenciadores digitais à conquista
O mesmo estudo mostra ainda que Bernardo Almeida é o influenciador digital com o maior grau de empatia e identificação, obtendo uma média de 7.57 pontos. O top 5 é completado por Diogo Batáguas, Pedro Teixeira da Mota, Vanessa Alfaro e Bumba na Fofinha (Mariana Cabral), todos eles com pontuações acima de 7 em empatia e identificação.
Já quanto o assunto é referência espontânea, A Pipoca Mais Doce (Ana Garcia Martins) lidera no campo dos influenciadores digitais: quando questionados sobre blogs, vlogs, bloggers ou youtubers que conhecem ou de quem já ouviram falar, 35,5% dos inquiridos indicou A Pipoca Mais Doce. Bumba na Fofinha (Mariana Cabral) surge em segundo lugar com 13% de menções, seguida por Wuant (Filipe Morgado Borges) com 11.8%.
Já com uma lista à frente (43 influenciadores digitais no total), os inquiridos voltaram a destacar A Pipoca Mais Doce (65,8% de notoriedade sugerida), seguida por Mia Rose (46,4%) e Bumba na Fofinha (45,6%).