
“Vamos Simular Consigo”: ERSE apresenta novo serviço de proximidade para apoiar consumidores de energia
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ERSE, inicia hoje o novo serviço “Vamos simular consigo”. O objetivo é capacitar os consumidores para a utilização do simulador de preços de energia da ERSE, incentivando-os a procurarem as melhores ofertas para o fornecimento de eletricidade ou gás natural.
Esta ação acontece no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala no próximo sábado, dia 15 de março.
A iniciativa, que será inaugurada na sede da RTP / Antena 1, em Lisboa, tendo por alvo os trabalhadores da empresa, pretende reforçar o apoio da ERSE a um crescente número de consumidores, através de ações de proximidade junto das empresas ou entidades similares por todo o país.
O novo Estudo de Literacia dos Consumidores de Energia, realizado pela própria entidade, e que será divulgado amanhã, mostra que apenas 23,3% dos consumidores domésticos portugueses conhecem simuladores de preços de energia.
Assim, o serviço “Vamos simular consigo” será prestado pela ERSE, de preferência em locais de trabalho com elevado número de funcionários, e através de agendamento prévio por parte dos responsáveis das empresas.
Com o crescente número de ofertas de vários comercializadores no mercado, a instituição aconselha os consumidores a utilizarem, pelo menos duas vezes por ano, o simulador de preços de energia disponível no seu site.
O simulador de preços de energia da ERSE compara todas as ofertas comerciais de eletricidade e gás natural para os consumidores domésticos de eletricidade (Baixa Tensão Normal) e de gás natural (Baixa Pressão) em Portugal continental.
Em 2024, este simulador registou mais de 1,6 milhões de simulações feitas por cerca de 657 mil utilizadores. Nos últimos três anos, foram efetuadas cerca de 5,4 milhões de simulações por cerca de 1,5 milhões de utilizadores.