Vamos lá a saber: já leva os seus sacos quando vai ao supermercado?
Sensibilizar os consumidores para colocar o plástico no local adequado para reciclagem e apelar à reutilização, nomeadamente recorrendo a sacos reutilizáveis para a área de frutas e legumes e de recipientes trazidos de casa para refeições em “take-away”, são os objectivos centrais da campanha que a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) tem na rua.
A campanha – com os motes “Um só Uso. Um só Fim. Reciclar!” e “Muitos Usos. Sem Fim. Reutilizar!” – é dada a conhecer no website e no LinkedIn da APED, bem como nas lojas e canais online das empresas associadas à iniciativa (Aldi, Auchan, DIA Minipreço, El Corte Inglés, Lidl, MC, Os Mosqueteiros, Makro, Mercadona e Pingo Doce).
«Esta campanha materializa mais uma vez o compromisso do sector do Retalho e Distribuição na promoção das melhores práticas de sustentabilidade, não só na sua operação diária e na relação com fornecedores e parceiros, mas também junto dos consumidores. Com esta campanha damos um novo passo de sensibilização junto da comunidade, convidando-a a adoptar comportamentos no seu dia-a-dia que podem fazer a diferença no presente e no futuro rumo à sustentabilidade», salienta Gonçalo Lobo Xavier, director-geral da APED.
Com um pendor informativo e pedagógico, a campanha pretende passar duas mensagens. Por um lado, apela à reciclagem e à correcta deposição das embalagens no ecoponto quando já não são necessárias, prevenindo a poluição dos solos, dos oceanos e das praias. Através do mote “Um só Uso. Um só Fim. Reciclar!”, são apresentados exemplos de embalagens que, após a utilização, devem ser colocadas no ecoponto amarelo (garrafas de bebidas em plástico, embalagens de detergente, embalagens de alimentos para consumo imediato e sacos de plástico leves).
Por outro lado, a campanha convida os consumidores a levarem os seus recipientes reutilizáveis na visita aos espaços comerciais. Comportamentos como levar a caixa de plástico reutilizável para substituir as embalagens de plástico do take-away, levar garrafa reutilizável como alternativa às garrafas de plástico de uso único e usar sacos reutilizáveis na zona de frutas e legumes e para levar as compras comodamente para casa materializam o mote “Muitos Usos. Sem Fim. Reutilizar!”.
Veja o video da campanha.