Valormed desafia portugueses a serem responsáveis no descarte de medicamentos fora de prazo em nova campanha

CampanhasNotícias
Marketeer
28/01/2026
16:50
CampanhasNotícias
Marketeer
28/01/2026
16:50


Partilhar

É sob o mote “Há escolhas que deixam marcas no futuro do planeta” que a Valormed volta a convidar os portugueses a refletir sobre a pegada ambiental do medicamento, dando continuidade a uma abordagem iniciada no ano passado.

Agora, a Valormed quer aprofundar a mensagem e desafiar os cidadãos a pensar nas marcas reais que os seus gestos deixam no planeta e na saúde de todos, com uma nova campanha que tem como objetivo “reforçar a importância de adotar comportamentos responsáveis no descarte de medicamentos fora de uso e de prazo” e mostrar que um gesto simples – como entregar estes resíduos nas farmácias e parafarmácias – pode ter um impacto positivo no ambiente.

A campanha parte da ideia de que as escolhas do dia a dia não desaparecem, mas antes “deixam marcas nos solos, na água, nos ecossistemas e, em última instância, na nossa própria saúde”. Quando os medicamentos são descartados incorretamente no lixo comum ou nos esgotos domésticos, os seus resíduos “regressam ao nosso quotidiano sob a forma de poluição ambiental”.

“Em sentido inverso, o encaminhamento correto através do sistema Valormed permite reduzir a Pegada EcoMED – a pegada ecológica do medicamento – tornando-a tão pequena quanto possível, evitando impactos negativos no ambiente ao mesmo tempo que protege a saúde presente e futura”, enquadra-se em nota de imprensa.

A campanha aposta numa “comunicação mais emocional e realista, tornando visível o impacto das más práticas e, em simultâneo, o valor coletivo das boas escolhas”. Está presente em rádio, televisão, meios digitais, redes sociais e mupis, e será também acompanhada por iniciativas educativas e de sensibilização.

“A Valormed quer mostrar que, ao entregar os medicamentos fora de uso e de prazo no local certo, cada cidadão está a deixar uma marca positiva no planeta e na saúde, garantindo o futuro das próximas gerações”, diz Luís Figueiredo, diretor-geral da Valormed, citado em comunicado.




Notícias Relacionadas

Ver Mais