Valor médio de compras sobe no início de Dezembro: 38,9 euros nas lojas físicas

Com o Natal à porta, os portugueses começam a aumentar os seus gastos. Dados do SIBS Analytics indicam que, nas primeiras duas semanas de Dezembro, o valor médio das compras realizadas em lojas físicas atingiu os 38,9 euros. Trata-se de um aumento de 4,3% face a Novembro.

No sentido inverso, o comércio electrónico apresenta um decréscimo de 3,7% em relação ao mês anterior, com o valor médio a chegar aos 36,6 euros. Embora o digital continue a ter um peso significativo nos hábitos de consumo dos portugueses, em sequência da pandemia de COVID-19, o último mês de 2020 evidencia um ligeiro regresso ao comércio físico, pelo menos em valor.

Ainda assim, a descida verificada no valor médio gasto online não é suficiente para que o comércio electrónico seja totalmente ultrapassado. Segundo os mesmos dados, as compras online continuam “a crescer em contraciclo com a quebra do consumo em loja”.

Nas duas primeiras semanas de Dezembro, as compras online aumentaram 41% em comparação com o mesmo período do ano passado, revela a SIBS. Por outro lado, as compras físicas na Rede Multibanco caíram 14% face a 2019.

Bens essenciais aproximam-se do pré-pandemia

Numa análise sectorial, os dados do SIBS Analytics apontam para “uma ligeira alteração do peso dos bens essenciais (Super & Hipermercados e Pequena distribuição Alimentar, Farmácias e Parafarmácias) no total de compras físicas em Portugal”. Esta área de consumo aproxima-se agora dos valores registados antes do início da crise sanitária.

Nas primeiras duas semanas de Dezembro, o peso dos bens essenciais nas compras em loja caiu dois pontos percentuais para 46%, face a Novembro. Em comparação com os dois primeiros meses de 2020, verifica-se um aumento de dois pontos percentuais. Os restantes sectores de actividade responderam por 54% das compras realizadas primeira quinzena de Dezembro.

Quanto ao consumo online, a SIBS conclui que o peso acumulado dos sectores de Entretenimento, Cultura & Subscrições, Comércio Alimentar & Retalho, e Restauração, Food Delivery & Takeaway apresenta um novo crescimento: no período em análise, representaram  41% do total de compras online, ou seja, mais 13 pontos percentuais do que no pré-pandemia e mais um ponto percentual do que no passado mês de Novembro.

MB Way cresce 286%

Entre a primeira quinzena de Dezembro de 2019 e os primeiros 15 dias de Dezembro deste ano, a utilização de MB Way para efectuar pagamentos em loja disparou 286%. Nas compras online, o salto é de 240%.

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