Valor intangível das 10 maiores empresas do Mundo ultrapassa os 10 milhões de milhões

Pela primeira vez, o valor intangível das 10 maiores empresas do Mundo ultrapassou os 10 milhões de milhões de dólares (cerca de 8,4 milhões de milhões de euros). Para estas contas entra a marca, um activo que não é físico e que inclui designações, símbolos, logótipos ou designs exclusivos que identifiquem bens, serviços e identidades, por exemplo.

No início do ano, o valor combinado destas organizações estava nos 7,2 milhões de milhões de dólares (6 milhões de milhões de euros), tendo reduzido para apenas 1 milhão de milhão de dólares (843 mil milhões de euros) durante os primeiros meses de pandemia de COVID-19. A 1 de Setembro, tudo mudou, registando-se nova escalada para o valor recorde actual, de acordo com o Brand Finance Global Intangible Finance Tracker (GIFT).

A Brand Finance justifica esta volatilidade com o facto de os investidores não compreenderem ao certo os activos de cada empresas. “2020 é considerado o ano mais volátil desde 1929, sugerindo que a maioria dos investidores não compreende completamente o valor subjacente das empresas em que investem, deixando espaço para preços das acções extremamente flutuantes e para pânico em massa”, explica a consultora em comunicado.

Apple é a empresa com o valor intangível mais elevado, tendo passado de aproximadamente 1,1 milhões de milhões de dólares (927 mil milhões de euros) em Janeiro para quase 2,2 milhões de milhões de dólares (1,85 milhões de milhões de euros) em Setembro. Só a marca em si apresenta um valor de 141 mil milhões de dólares (118,9 mil milhões de euros) actualmente.

Amazon, Saudi Aramco, Microsoft, Alphabet, Facebook, Alibaba, Tencent, Tesla e Visa completam o top 10 do GIFT. Segundo a Brand Finance, o valor da marca responde por entre 3 e 25% do valor intangível total destas empresas. O restante dirá respeito a tecnologia e direitos de propriedade intelectual, entre outros.

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