Valerá a pena fazer um seguro para o animal de estimação?

São cada vez mais os portugueses que têm consigo um ou mais animais de estimação e estes são encarados pelos seus tutores como parte da família.

Os tutores sabem, ou rapidamente descobrem, que os seus animais de estimação precisam de cuidados médicos básicos, além dos que podem vir a ser necessários, caso haja um acidente ou uma doença. E todos esses cuidados representam custos.

Daí que muitos optem por procurar alternativas que suavizem o impacto no orçamento familiar, como os seguros para animais. Alguns destes seguros cobrem consultas de rotina, outros incluem outras coberturas.

A DS Seguros deixa cinco razões para ponderar contratar um seguro para o seu animal de estimação:

1. Comparticipação de Consultas e Cirurgias

A primeira razão e a mais óbvia, é poupar nas consultas no veterinário. Se o animal ficar doente, o tutor pode também usufruir do seguro na realização de exames de diagnóstico e na compra de medicamentos. Pode ainda ser adicionada a cobertura as cirurgias.

2. Apoio financeiro em caso de Internamento

A cobertura em caso de internamento é opcional na maioria dos seguros para animais. Subscrevê-la implica um custo adicional no prémio do seguro, mas protege o tutor de surpresas desagradáveis. A ponderação sobre os custos e benefícios deve ser feita por cada tutor tendo em consideração o historial de saúde e a idade do animal.

3. Cobertura de Responsabilidade Civil

Esta é uma cobertura obrigatória para cães de raças perigosas ou potencialmente perigosas ou no caso do animal ter um temperamento mais agressivo e comportamentos imprevisíveis que possam representar um risco para outros animais ou pessoas. É particularmente importante para animais que andam livremente na rua.

O tutor é sempre responsável por reparar os danos e pagar as custas médicas aos lesados, se o cão provocar um acidente ou morder uma pessoa, por exemplo. Note que qualquer cão que seja passeado na rua pode correr para a estrada e causar um acidente.

4. Uma ajuda para pagar despesas de Funeral e Eutanásia

É a última coisa que um tutor quer pensar, mas a verdade é que também a morte de um animal acarreta custos. As despesas com o funeral ou a eutanásia podem assim estar também contempladas no seguro para animais.

Relativamente a esta cobertura, é importante saber que tem um dos períodos de carência mais longos. Na maioria das seguradoras, ronda os 90 dias.

5. Cobertura por Furto, Roubo ou Desaparecimento do Animal
Esta cobertura inclui despesas, como por exemplo, os anúncios para procurar o animal ou a deslocação para a sua recuperação, quando este é encontrado longe de casa.

Artigos relacionados