Vai reservar o novo iPhone 15? Tenha atenção às burlas na Internet

A Apple deverá apresentar o novo iPhone 15 ao mundo já no próximo dia 12. No entanto, há quem esteja a tentar aproveitar toda a expectativa que está a ser criada por parte dos consumidores em torno desta novidade para promover esquemas fraudulentos.

O alerta é feito pela empresa de cibersegurança Kaspersky, que já identificou “vários esquemas fraudulentos, cada um com riscos distintos para os consumidores desprevenidos, incluindo potenciais perdas financeiras e de dados.”

Num dos esquemas mais comuns, os burlões estão a seduzir os utilizadores com a possibilidade de (aparentemente) comprarem o smartphone antes do seu lançamento oficial. “A burla desenrola-se da seguinte forma: os burlões afirmam que podem fornecer iPhones em pré-lançamento e prometem aos utilizadores a oportunidade de os adquirirem, muitas vezes a um preço premium. Para garantir a sua compra ‘exclusiva’, as vítimas são obrigadas a efectuar um pagamento adiantado ou a divulgar as suas informações financeiras”, alerta a Kaspersky.

De acordo com a empresa, é ainda pedido aos utilizadores que forneçam detalhes de identificação pessoal, como o seu nome, morada e número de telefone. Contudo, após a submissão do pagamento, os burlões desaparecem, deixando as vítimas sem o iPhone prometido – e sem o seu dinheiro. “Para além dos riscos financeiros, esta fraude também suscita preocupações significativas em termos de privacidade, uma vez que os dados roubados podem ser vendidos no mercado negro”, avisa a empresa.

Outra burla comum na Internet oferece aos participantes a possibilidade de ganharem o novo iPhone 15, desde que paguem uma taxa inicial nominal. Neste esquema, os utilizadores são atraídos pela oportunidade de ganharam um iPhone 15 de forma gratuita, sendo que, para participar no sorteio, têm que pagar uma pequena taxa, “muitas vezes disfarçada de taxa de ‘processamento’ ou de ‘registo’”. A verdade é que nunca chegam a receber nada em troca.

A Kasperksy deixa ainda algumas dicas aos consumidores para que evitem ser vítimas deste tipo de fraudes: devem, por exemplo, verificar sempre a fonte, evitar pagamentos adiantados e utilizar sempre os canais oficiais da marca ou revendedores.

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