Vai poder fazer pagamentos sem cartão no RiR

Na edição deste ano do Rock in Rio Lisboa será possível realizar pagamentos através do telemóvel, sem recurso a dinheiro nem ao cartão multibanco. A novidade estará disponível para os clientes aderentes do serviço MB Way, desenvolvido pela SIBS.

O serviço funcionará da seguinte forma: sempre que os festivaleiros quiserem realizar um pagamento (de uma bebida, por exemplo) no recinto, deverão indicar ao comerciante o número de telemóvel associado à conta MB Way. De seguida, receberão no seu telemóvel uma notificação da app MB Way com os dados do pagamento. Nessa altura, poderão escolher o cartão que pretendem utilizar e confirmar o pagamento com a introdução do PIN MB Way (um código de seis dígitos) ou touch id.

«Estamos a permitir pela primeira vez num evento de música em Portugal que as pessoas possam concretizar pagamentos sem dinheiro», sublinhou Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, na apresentação da parceria com a SIBS, que decorreu esta tarde em Lisboa. «O grande espírito que o MB Way concretiza é o da praticidade e descontracção que as pessoas associam a um festival», reiterou.

De acordo com a responsável, a maior parte dos restaurantes e lojas oficiais de merchandising já aderiram ao serviço MB Way, mas a expectativa é que todos os operadores adoptem o novo método de pagamento até ao começo do evento. «Estamos neste momento a falar directamente com os outros operadores, que estarão presentes em zonas como a Rock Street ou o Village. Não sabemos ainda se todos vão aderir, mas não vejo razão para não o fazerem», reiterou Roberta Medina.

Para possibilitar a realização de pagamentos mobile, os lojistas que estarão presentes na Cidade do Rock e que aderirem a este método de pagamento serão munidos de um novo terminal de pagamento automático do Santander, o banco oficial do Rock in Rio Lisboa 2016. O novo equipamento é semelhante aos terminais tradicionais, mas inclui a funcionalidade de pagamento via MB Way.

A SIBS, que garante que o serviço não tem custos nem taxas adicionais para os utilizadores, terá promotores no recinto a explicarem o funcionamento do MB Way. A bateria do telemóvel também não será um problema, uma vez que a edição deste ano do RiR voltará a ter pontos de carregamento da Vodafone.

Madalena Cascais Tomé, CEO do Grupo SIBS, sublinhou que «esta parceria vai permitir que o Rock in Rio seja o primeiro evento com uma experiência cashless em Portugal. No limite, não será preciso levar a carteira para o recinto, apenas o telemóvel». «Para a SIBS, trazer o multibanco para o telemóvel foi um processo natural, tal como esta parceria» com o RiR, acrescentou.

Lançado em Outubro de 2015, o serviço MB Way – que está disponível para telemóveis e tablets iOS, Android e Windows – conta neste momento com mais de 100 mil aderentes e está disponível numa rede de mais de 40 comerciantes. A apresentadora Raquel Strada é a nova embaixadora do serviço.

Tal como o Rock in Rio Lisboa 2016, que regressa ao Parque da Bela Vista a 19, 20, 26, 27 e 28 de Maio, também o festival de música norte-americano Coachella irá permitir a realização de pagamentos móveis.

Texto de Daniel Almeida

Artigos relacionados