Vai mesmo deitar essa comida fora? É melhor seguir estes passos primeiro

Observar, cheirar e provar. São estes os passos a dar antes de deitar fora qualquer produto alimentar ou refeição, de acordo com a nova campanha lançada pela Too Good To Go em Portugal para reduzir o desperdício. Para que os gestos a ter em conta não sejam esquecidos, a aplicação decidiu criar um selo de sensibilização para rótulos de validade que será aplicado em produtos de marcas no mercado nacional.

Desta forma, a Too Good To Go oferece às marcas a oportunidade de terem um papel mais activo e presente no processo de educação da população relativamente ao problema do desperdício alimentar.

Diese, Beesweet, Lacticínios das Marinhas, Branca de Neve e Espiga da Fábrica Lusitanas, Saborosa, GoGo SqueeZ e A Vaca que Ri da Bel, Montiqueijo, Quinta dos Jugais, Ferbar, El Mandarin, Pantagruel da Imperial e Hellmanns da Unilever são as marcas que se juntam à iniciativa desde o primeiro dia. Isto significa que vão adicionar aos seus produtos com data de durabilidade mínima o novo selo da Too Good To Go, sendo que a implementação irá decorrer este este mês e Janeiro de 2022.

Além disso, arranca hoje uma campanha sob o mote “Faz sentido usar os sentidos”, que desafia os consumidores a interpretarem e a distinguirem as diferenças entre datas de validade de produtos alimentares. Segundo a aplicação, o teste dos sentidos não deve ser aplicado a produtos com data de consumo limite, ou seja, que tenham a indicação “consumir até” nas embalagens. Por outro lado, pode ser usado com todos os artigos que contem com as expressões “consumir de preferência antes de” ou “consumir de preferência antes do fim de”.

Em comunicado, a Too Good To Go informa que o projecto será, gradualmente, aplicado a todos os países onde está presente, nomeadamente Inglaterra, Suíça, Alemanha, França e Áustria.

«Para uma marca como a Too Good To Go, cujo propósito é combater o desperdício alimentar, a urgência de iniciativas de educação que se traduzam em ferramentas práticas e escaláveis – como é o caso da nossa app e agora deste novo selo – são uma prioridade», afirma Madalena Rugeroni, country manager da Too Good To Go em Portugal e Espanha.

Segundo a responsável, «a necessidade de colocar em prática este projecto em vários países onde a Too Good To Go actua prende-se com o facto de que, segundo os últimos dados da Comissão Europeia, 53% dos consumidores não sabe o significado dos diferentes rótulos». Como consequência, há cerca de 8,8 milhões de toneladas de comida desperdiçada por ano na Europa.

Além das 14 marcas parceiras nesta fase inicial, o projecto conta ainda com a colaboração de personalidades que aceitaram dar o seu apoio. É o caso Cátia Goarmon (Tia Cátia) e dos chefs Marlene Vieira e Henrique Sá Pessoa.

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