Vai alugar um ‘Airbnb’ nas férias? Estes são os conselhos da PSP para evitar burlas

A Airbnb e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam uma campanha conjunta para ajudar os viajantes portugueses a dectetar fraudes nas reservas de alojamento durante o período mais intenso de reservas, a primeira semana de julho.

De acordo com uma pesquisa, as pessoas pensam que os “Baby Boomers” são os mais suscetíveis de serem burlados. Contudo, a investigação mostra que a Geração X foi a mais burlada, e que a Geração Z e os Millennials são os menos preparados para lidar com fraudes, com quase um terço a admitir que não saberia a quem pedir ajuda se fosse burlado.

O tipo mais comum de burla, em que todos os grupos etários caem, é o “phishing”, em que se induzem as pessoas a partilhar informações sensíveis através de e-mails falsos, mensagens de texto ou chamadas.

Dicas da PSP e da Airbnb para ajudar os viajantes portugueses a evitar fraudes nas férias

 

  1. Nunca clique em links inesperados – Links e anexos falsos em e-mails são projetados para levá-lo a sites criados para parecer um site real da empresa, mas podem induzir as pessoas a revelar informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. Use a app da Airbnb ou aceda diretamente ao site para garantir que está no site legítimo da empresa.
  2. Desconfie de ofertas invulgarmente baratas ou de depósitos elevados – Se um negócio ou oferta parecer demasiado bom para ser verdade, como os anunciados nas redes sociais, pode tratar-se de um burlão e é melhor terminar imediatamente toda a comunicação.
  3. Não pague as férias ou o alojamento por transferência bancária direta. Se pagar diretamente, opte por pagar com cartão de crédito – O pagamento por cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor proteção do comprador e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro se algo correr mal.
  4. Permaneça no website ou app da Airbnb para reservar, pagar e comunicar – As estadias devem ser sempre reservadas e pagas na plataforma para aproveitar os processos seguros e as políticas de reembolso da Airbnb. Todas as reservas incluem a “Aircover, que significa que, se houver um problema grave com o anúncio que o anfitrião não consiga resolver, a Airbnb ajuda a encontrar um lugar semelhante ou irá proceder ao reembolso. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma, deve comunicar o facto à Airbnb.
  5. Utilize uma palavra-passe diferente para cada conta online e adicione uma autenticação de dois fatores ou multi-fator – Se os seus dados online forem comprometidos, os burlões podem aceder aos seus dados pessoais e utilizá-los para se apoderarem das suas contas online.

 

“À medida que nos aproximamos da época das férias, aconselhamos vivamente os viajantes a terem mais cuidado ao fazerem as suas reservas. No caso infeliz de suspeitar que está a ser alvo de uma burla, encorajamo-lo a comunicar imediatamente o incidente em qualquer esquadra de polícia. Para ajudar na investigação, recomendamos que forneça informações completas, incluindo recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes associados a indivíduos que tentam enganar os cidadãos portugueses”, afirma a PSP.

Sara Rodríguez, Diretora de Public Policy and Campaign, na Airbnb Marketing Services SL, disse: “À medida que as pessoas aproveitam as próximas férias de verão, os viajantes devem manter-se vigilantes quando procuram as suas viagens online e reservar diretamente com fornecedores de confiança. Encorajamos todos os nossos hóspedes a reservar, comunicar e pagar a sua estadia na plataforma Airbnb, onde temos processos seguros e medidas de apoio como a Aircover para ajudar a manter a nossa comunidade segura”.

Como parte dos esforços para ajudar a manter a comunidade segura, a Airbnb tem salvaguardas em vigor para ajudar a proteger as estadias reservadas na plataforma, incluindo processos de pagamento seguros. Além disso, incentiva os consumidores a denunciar sites suspeitos ou e-mails de “phishing” para investigação e trabalha com terceiros para denunciá-los e tomar medidas adicionais. Em 12 meses, a equipa da Airbnb detetou e mitigou quase 2.500 domínios de “phishing” de terceiros em todo o mundo.

 

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