Utilizadores cada vez mais próximos dos dispositivos
O estudo IPG Media Lab revela que a internet das emoções e o mobile são tendências a estar atento em 2015.
A internet das emoções e a relação próxima que os utilizadores têm com os seus dispositivos, em particular no mobile, são alguns dos destaques do estudo 3.º Outlook Report IPG Media Lab, da IPG Mediabrands, realizado anualmente.
O relatório, da responsabilidade da unidade especializada em inovação e criatividade tecnológica IPG Media Lab, destaca o ganho de relevância daquilo a que se chama a internet das emoções, ou a ligação emocional e física que existe entre utilizador e os seus dispositivos.
A rapidez da distracção na era do mobile e a escassez da atenção também é uma das tendências, a par do enfoque na “comunicação por desempenho em que os resultados são medidos com base na rentabilidade do negócio como um todo e não apenas com as métricas convencionais”, explica a IPG.
Outra das tendências detectadas diz respeito a quebrar a sensação de estranheza: por outras palavras, repensar a “forma [como] as marcas podem entrar nesta nova relação de proximidade tão íntima com os seus consumidores, através dos diferentes meios de comunicação, com acesso a todo o tipo de dados e a capacidade para chegar ao seu alvo de comunicação de forma ultra precisa”.
Alberto Rui, CEO do IPG Mediabrands Portugal, considera em comunicado que “o relatório deste ano do IPG Media Lab Outlook 2015 explora precisamente a evolução e a relação cada vez mais íntima da comunicação contextual com os consumidores. É com base neste conhecimento que conseguimos responder aos desafios e oportunidades que as marcas precisam de enfrentar já este ano e nos que se seguem, já que está é uma evolução incontornável e com tendência para crescer”.