Usa trotinetes da Bird? Vai ter de passar a estacionar em locais pré-definidos

A partir de agora, as trotinetes da Bird têm (mesmo) de ser deixadas em locais próprios para estacionamento deste tipo de veículos. A plataforma de mobilidade está a implementar em Lisboa um novo modelo de parqueamento obrigatório que visa garantir o respeito pelo espaço público e, ainda, a segurança de todos os intervenientes – tal como já fez no Porto.

Na prática, isto quer dizer que os utilizadores da Bird terão de estacionar as trotinetes em locais pré-definidos. Através de um sistema de GPS, a plataforma sabe, em tempo real, onde está cada trotinete e caso o utilizador tente terminar a viagem fora dos locais de estacionamento, não o conseguirá fazer através da aplicação. Isto significa que continuará a pagar até estacionar num local designado para o efeito, segundo é explicado em comunicado.

Para já, os utilizadores na zona das Avenidas Novas são os primeiros a ter acesso a este sistema. No entanto, a Bird planeia alargá-lo a outros pontos de Lisboa onde as trotinetes são mais utilizadas e onde há registos de estacionamento indevido. Todo este processo é desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

«Este sistema permite colocar um ponto final nos estacionamentos desordenados e contamos com a colaboração e compreensão dos nossos clientes para alcançar esse propósito. A locomoção através de trotinetes está a ganhar cada vez mais adeptos, sendo algo que consideramos como muito positivo e totalmente expectável, já que se trata de um meio de transporte económico, de fácil utilização, seguro e amigo do ambiente, mas é também necessário que a sua utilização seja responsável e ordenada», sublinha Toni Riera, director-geral da Bird para Portugal e Espanha.

De acordo com o mesmo responsável, a ambição da Bird é oferecer o melhor serviço aos seus clientes e isso passa também por novos equipamentos. Em comunicado, Toni Rivera adianta que a plataforma está a lançar a Bird Três, novo modelo de trotinetes que deverão ser mais seguras e sustentáveis. Também deverão ter maior durabilidade.

A Bird Três tem uma bateria com capacidade de até 1 kWh, ou seja, requer menos recargas. Segundo a Bird, pode percorrer mais quilómetros com a bateria totalmente carregada do que qualquer outro veículo eléctrico partilhado actualmente disponível no mercado.

Artigos relacionados