Usa o telemóvel antes de dormir? Pode afectar a qualidade do sono
Quem o garante é a Emma – The Sleeping Company. De acordo com um inquérito realizado pela marca, quase metade dos portugueses usa o telemóvel antes de adormecer e esta utilização tem impacto na qualidade de sono. Por isso, lança uma campanha que desafia a desligar o telemóvel.
O estudo da Emma, que envolveu a participação de 500 portugueses, revela que mais de metade dos inquiridos não acredita que o uso do telemóvel afecte a sua experiência de sono, sendo que mais de 1/5 faz scroll antes de se deitar, durante um período entre 30 e 60 minutos. «Esta habituação aos nossos telemóveis deve-se muito às notificações push que estes geram, o que leva a que fiquemos viciados e com a necessidade de obter a dopamina gerada por estes factores. Assim, os sintomas de abstinência podem surgir mesmo quando não utilizamos o nosso telemóvel durante algum tempo», refere a Emma em comunicado.
Para provar o impacto do uso do telemóvel antes de dormir, e no âmbito do Dia Mundial do Sono (que se celebra no próximo dia 17), a marca lançou o desafio “Desconecta. Dorme Bem. Reconecta-te”, que visa «quebrar estas rotinas incorretas e melhorar a experiência de sono dos envolvidos».
Trata-se de um desafio de 10 dias, que consiste em três objectivos: 1) colocar o telemóvel fora do quarto para um ambiente de sono mais agradável; 2) escolher dois momentos por dia para desconectar e fazer algo que se goste; 3) entrar em “modo de sono” depois das 20h30 e desligar todas as notificações.
O desafio é lançado a todos os interessados em participar, bastando preencher um formulário no site da empresa. No próximo dia 13, serão anunciados os cinco vencedores, sendo que cada um receberá um cesto composto por um livro de culinária, um livro de ficção, um kit de pintura, um kit de cultivo, um kit de cosméticos, um despertador analógico e um diário do sono.