“Urticária… Será?” Farmácias lançam rastreios para que possa descobrir

A rede de farmácias Holon está a promover uma campanha nacional de rastreios à Urticária Crónica Espontânea, que decorre em todo o País até ao mês de Setembro.

Sob o mote “Urticária…Será? Vamos descobrir”, esta campanha, promovida em conjunto com a farmacêutica To Life, desafia todas as pessoas com sintomas de urticária ou pele alérgica a participar nos rastreios nas Farmácias Holon espalhadas pelo País. Além dos rastreios, a campanha prevê a realização de várias sessões de esclarecimento sobre o impacto social, psicológico e físico da doença.

A Urticária Crónica Espontânea (UCE) é caracterizada pelo aparecimento súbito de lesões avermelhadas com relevo na pele, que provocam prurido (comichão) ou até sensação de queimadura. É uma doença que afecta entre 8 e 22% da população, sendo mais frequente em mulheres entre os 20 e 40 anos.

«Por se tratar de uma situação clínica com fortes repercussões no bem-estar físico e na auto-estima, as pessoas que apresentam esta patologia tendem muitas vezes a isolar-se. Neste sentido, é importante que os profissionais de saúde de proximidade, como os farmacêuticos, assumam uma postura pró-activa na sensibilização da população sobre a doença», afirma em comunicado Ana Teresa Gonçalves, farmacêutica e coordenadora da equipa do Serviço de Dermofarmácia Holon.

Segundo as Farmácias Holon, após o rastreio, as pessoas diagnosticadas com UCE poderão ser acompanhada pelo Serviço Especializado de Dermofarmácia.

Artigos relacionados