Uno para daltónicos tem mão portuguesa
A nova versão do Uno é fruto de uma parceria com a ColorADD, organização fundada pelo português Miguel Neiva tendo em vista a educação e acessibilidade do daltonismo. Quer isto dizer que o jogo de cartas passa a contar com uma versão pensada para daltónicos, apresentando o código de identificação de cores ColorADD.
Sara Marçal, responsável de Marketing da Mattel Portugal, que distribui o Uno, considera que se trata de um «jogo clássico que quase todos jogámos», mas que só agora se torna verdadeiramente inclusivo. «Estamos muito orgulhosos desta nova etapa deste jogo já com 46 anos de existência», conclui, em comunicado.
Miguel Neiva acrescenta que a associação ao Uno permite levar a missão da organização «a uma audiência maior, promover a inclusão e aumentar o conhecimento em torno de uma condição negligenciada e pouco discutida». Mas como funciona o ColorADD? O código tem por base três símbolos gráficos que representam as três cores primárias. A nova versão do Uno terá estes símbolos em dois cantos de cada carta, identificando as suas cores.
Para já, o Uno ColorADD está apenas à venda nos Estados Unidos da América mas chegará, em Novembro, a Portugal. Será disponibilizado nas lojas especializadas em brinquedos.