Unlock Brands cria identidade de marca de circuito de F1 e MotoGP no Qatar
A portuguesa Unlock Brands foi a responsável pela criação da identidade de marca do Circuito Internacional de Lusail, um dos anfitriões do calendário da Fórmula 1 e de MotoGP.
Na sequência da renovação completa do circuito, das infraestruturas aos serviços, o processo de rebranding pretende sublinhar a “nova energia de um palco de classe mundial”.
Além da componente de corridas automóveis, o circuito estende agora a experiência ao entretenimento, com um calendário de eventos que combinam gastronomia, música, exposições, entre outros, visando um público mais abrangente, entre B2B e B2C.
A agência explica em comunicado que a nova identidade da marca combina três ingredientes principais: o desporto motorizado (o core do negócio), o entretenimento (nova dimensão de experiência) e a cultura qatari. O propósito é o de alavancar o sector do automobilismo no Qatar, alinhado com o nacional, reforçando assim a notoriedade da marca-destino do País.
O logotipo, por sua vez, foi inspirado nas superfícies aerodinâmicas dos veículos projectadas para garantir o melhor desempenho, com espaços vazios curvos e linhas horizontais a marcar o seu desenho, e nas luzes nocturnas que marcam cada grande corrida neste circuito.
Enquanto o esquema de cores reflete a imagética do automobilismo e o seu lado mais tecnológico, a tipografia, contemporânea e humanista, pretende garantir singularidade à marca. Também todo o sistema de brand voice foi revisitado, culminando com a assinatura de marca “At the Speed of Lights”.
«Integrar cultura e desporto motorizado e criar algo novo foi um desafio que nos cativou desde o início do projecto. O facto de o Circuito de Lusail ser um dos mais antecipados do calendário mundial exigia uma dimensão emocional à nova marca, temperada com a identidade do lugar», diz, em comunicado, Miguel Viana, Co-CEO e Chief Creative Officer da Unlock Brands.