A disseminação do acesso e uso de Internet continuam em alta em todos os escalões etários em Portugal. Mas há um universo de utilizadores que se destaca nos índices de evolução registados no último ano: os portugueses com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos são aqueles que apresentam, a larga distância, o maior crescimento na utilização de plataformas digitais.
De acordo com os dados mais recentes do estudo Bareme Internet, produzido pela Marktest, o universo de utilizadores de Internet do escalão etário 55-64 cresceu quase 7,3 pontos percentuais entre 2024 e 2025.
Este registo traduz um acréscimo de mais de 100 mil novos utilizadores nesta faixa etária, para um total de cerca de 1,2 milhões.
A análise ao estudo Bareme Internet permite também concluir que o crescimento na utilização de Internet pelos cidadãos entre os 55 e os 64 anos está a verificar-se sobretudo graças ao uso de telemóvel.
A título de exemplo, em 2019 a utilização de Internet no telemóvel por este grupo etário situava-se abaixo dos 50% (mais propriamente 46%), enquanto a utilização de Internet em geral (independentemente do dispositivo), neste mesmo escalão etário, se situava na ordem dos 61%. Ou seja, uma diferença de 15,4 pontos percentuais. Em 2025, porém, esta diferença é de apenas 2,5 pontos percentuais, atingindo a utilização de Internet em geral 87,9%, neste sub-universo dos 55 aos 64 anos.
Olhando para os números globais do estudo da Marktest, nos restantes escalões etários o crescimento médio registado na utilização de Internet foi de 1,7 pontos percentuais.
Com esta evolução, o volume de utilizadores de Internet em Portugal ascende já a 86,1% da população. Sem grande surpresa, nas faixas etárias entre os 15 e os 34 anos, verifica-se que 100% dos cidadãos usa Internet.
Na análise ao tipo de suportes tecnológicos mais usados para aceder à Internet, o telemóvel lidera, com 84,5% de referências.














