Pandora: O mundo de Avatar existe mesmo? Conheça a fonte de inspiração do cineasta James Cameron

Se há algo indiscutível, é que Avatar marcou a história do cinema e encantou milhões de espectadores com o universo de Pandora. Dirigido pelo cineasta de renome James Cameron, o filme apresentou paisagens exuberantes e exóticas que, por mais fantásticas que pareçam, têm um equivalente no mundo real: o Parque Nacional Zhangjiajie, na China.

Além da icónica Grande Muralha, o país do dragão vermelho abriga um geoparque com mais de 400 milhões de anos, onde imponentes formações rochosas emergem do solo como se pertencessem a um mundo de fantasia.

A paisagem única, envolta em névoa e mistério, serviu de inspiração para o cineasta. No Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie também podemos encontrar cavernas, cascatas, desfiladeiros e lagos cobertos de névoa.

Especificamente, as Montanhas Tianzi foram o cenário de algumas das cenas do sucesso de bilheteira e abrigaram o que se tornaria nas Montanhas Aleluia, a casa do povo Na’vi.

A Montanha Tianmen, a mais alta na área de Zhangjiajie e provavelmente o ponto mais fotografado do parque, conta com mais de 1.500 metros de altura. Abriga uma espetacular trilha suspensa no penhasco e uma estrada conhecida como “as 99 curvas”, com mais de 100 metros de comprimento.

Além disso, o facto de o nome Montanha Tianmen significar “portão celestial” não é coincidência. No topo é possível encontrar o buraco natural ao qual o cineasta se refere. Para lá chegar é preciso subir nada menos que 999 degraus, o número exato de degraus que levam ao paraíso.

Há ainda um elevador localizado ao ar livre com mais de 330 metros de altura. Chama-se o Elevador Bailong ou Elevador dos Cem Dragões e as imagens impressionam.

Artigos relacionados