Unilever suspende publicidade dos seus produtos alimentares a menores de 16 anos
A partir de 2023, a Unilever, detentora de marcas como a Ben & Jerry’s, a Hellmann’s ou a Magum, vai deixar de investir em publicidade direccionada a crianças e jovens menores de 16 anos. O objectivo é transformar a abordagem da empresa relativamente à estratégia de marketing do portefólio de produtos alimentares e de bebidas, segundo avança a CNN Business.
Tendo por base “novos princípios globais”, a Unilever decidiu aumentar a idade do público-alvo dos seus produtos, uma vez que os jovens, actualmente, passam cada vez mais tempo online, tornando-se mais susceptíveis às campanhas publicitárias.
A decisão inclui também, porém, os meios tradicionais, como a televisão e a imprensa, ainda que cada ponto de venda tenha de cumprir as regras específicas de cada país. Além disso, a empresa anuncia que vai deixar de recolher dados de menores de 16 anos e parar de trabalhar com influenciadores ou celebridades cujo target é esta faixa etária. Também vai pôr fim à promoção dos seus produtos em escolas.
«O nosso objectivo é continuar a reduzir a exposição das crianças a publicidade relacionada com a indústria alimentar e, por outro lado, apoiar os pais. Assim, os educadores voltam a estar ‘ao leme’ enquanto decisores no que diz respeito às suas crianças poderem ter um ‘docinho’», diz, em comunicado, Matt Close, president of Ice Cream da Unilever.