Unilever, Fuel e Wavemaker lideram investimento publicitário
A Unilever-Fima é, uma vez mais, a principal anunciante em Portugal. Com 35,8 milhões de euros investidos em publicidade, no passado mês de Setembro, a multinacional ocupa o primeiro lugar no top do Media Monitor. De acordo com o serviço da Marktest, os lugares seguintes pertencem à Vodafone Portugal (32,3 milhões de euros) e Nos Comunicações (19,3 milhões de euros).
O top 10 dos maiores anunciantes inclui ainda Modelo Continente, Procter & Gamble, Lojas Lidl, Altice Portugal, Worten e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
O ranking das agências de publicidade, por seu turno, é liderado pela Fuel. Em Setembro, foi esta a agência que registou maior investimento em Portugal, tendo alcançado os 61,4 milhões de euros. Seguiram-se Havas Worldwide (57,7 milhões de euros) e J. Walter Thompson (56,6 milhões de euros).
VMLY&R, Partners, Bar Ogilvy, TBWA\Lisboa, O Escritório, Publicis e FCB Lisboa fecham o top 10 das agências de publicidade, segundo os mesmos dados.
Já a Wavemaker lidera na lista das agências de meios, com 98,3 milhões de euros investidos em publicidade. A OMD aparece logo a seguir (94,9 milhões de euros), à frente da Initiative (91,9 milhões de euros. As posições seguintes são ocupadas pela Arena, Carat, Havas Media, Starcom, Mindshare, Mediacom e Zenith.