Unilever FIMA: Acções com impacto social e ambiental

Em 2009 foi reforçada a importância da sustentabilidade com o lançamento do Plano de Sustentabilidade Unilever e mantém-se até hoje presente no cerne da nossa estratégia o Compass for Growth, que estabelece uma série de compromissos baseados em três áreas: melhorar a saúde do planeta, melhorar a saúde, a confiança e o bem-estar das pessoas e contribuir para um mundo mais justo e socialmente inclusivo.

O nosso propósito é contribuir para que todas as pessoas vivam de forma sustentável. Acreditamos que é possível fazer crescer um negócio sem que tal implique prejudicar o planeta.

É nossa ambição ser líder mundial em negócio sustentável. De facto, em 2021 fomos reconhecidos pelo Dow Jones Sustainability Index como número um no sector e obtivemos a pontuação “Três A” no que respeita às alterações climáticas, florestas e água pela CDP (Carbon Disclosure Project).

Mais ainda acreditamos que as nossas marcas podem ser uma força para fazer o bem. Temos marcas preocupadas com a obtenção de matérias-primas agrícolas de origem sustentável, com a defesa de um comércio justo, outras com o consumo de água e energia e com o desperdício alimentar. Há ainda as que estão a alterar as suas fórmulas ao substituir o carbono derivado de combustíveis fósseis por carbono renovável ou reciclado.

As marcas da Unilever irão investir conjuntamente mil milhões de euros num novo Fundo para o Clima e para a Natureza, montante a ser utilizado ao longo dos próximos dez anos (até 2030) para promover acções que deverão incluir a restauração de paisagens, a reflorestação, a protecção da vida selvagem e a preservação dos recursos hídricos.

A preocupação com as alterações climáticas e com a redução da pegada ambiental é transversal a toda a empresa, pois estamos conscientes do impacto que causamos.

A Unilever tem um Plano de Acção para a Transição Climática que define as etapas que a empresa adoptará para reduzir a zero as emissões nas suas próprias operações até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2039. Pretendemos ter uma cadeia de fornecimento sem desflorestação no final de 2023 e ter 100% dos ingredientes biodegradáveis até 2030.

No que respeita às embalagens de plástico dos produtos, pretende-se que todas tenham pelo menos 25% de plástico reciclado (no final de 2021 a percentagem era de 23%), sejam 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis (no final de 2021, 53% já o era), e temos a intenção de reduzir para metade a utilização de plástico virgem e ajudar a recolher mais plástico do que o que colocamos no mercado, até 2025.

Também a nível social, não fosse o propósito o norte da nossa visão e acção, são inúmeros os exemplos de actividades conduzidas pelas diversas marcas da Unilever. A nível corporativo guiamo-nos pelo lema de que Marcas com Propósito crescem mais, Pessoas com Propósito prosperam e Companhias com Propósito duram, e isto reflecte-se em tudo o que fazemos.

Debruçando-nos sobre os casos das nossas duas maiores marcas de Cuidado Pessoal e Caseiro. Vejamos qual tem sido a sua trajectória, tanto a nível da sustentabilidade como da responsabilidade social.

O EXEMPLO DE DOVE

Dove tem um sólido percurso de sustentabilidade, assente em três pilares: plástico, água e redução de desperdício. No primeiro pilar, chamemos-lhe Missão Plástico, actuamos em três frentes: Sem Plástico – já em 2023, os icónicos sabonetes Dove não terão nenhum plástico na sua embalagem; Melhor Plástico – todas as garrafas das embalagens Dove são já feitas com 100% PCR (post consumer recycled plastic); e Menos Plástico – os novos desodorizantes roll-on serão os mais leves do mercado com menos 30% de plástico usado na produção da embalagem. No segundo pilar, o do respeito pela água que cobre 70% da superfície do nosso planeta, Dove orgulha-se de ter sido uma das primeiras marcas a eliminar as micropartículas de plástico das suas fórmulas.

Desde 2014 que as substituímos por alternativas seguras para o ambiente como casca de coco ou sementes de kiwi. No terceiro pilar, o da redução de desperdício, temos já todas as nossas fábricas com zero lixo a ser enviado para aterros.

Dove é ainda globalmente certificada pela PETA e tem vindo a migrar as suas fórmulas para percentagens cada vez maiores de biodegradabilidade.

Tão ou mais importante do que todas estas vertentes de acção, Dove tem no seu ADN desde 2004 a Beleza Real, trabalhando para que todas as mulheres tenham uma experiência positiva de beleza, e para que a mesma seja uma fonte de confiança e não de ansiedade.

Não recorremos à distorção digital nas nossas campanhas e há 15 anos fomos pioneiros na chamada de atenção para o uso excessivo de ferramentas de edição de imagem na moda e na publicidade.

Actualmente, o debate é mais alargado, porque se estende às redes sociais, que nos colocam à disposição filtros de edição de imagem que põem o poder da distorção digital nas mãos de todos nós. Segundo um estudo de mercado que realizámos em 2021, duas em cada três raparigas editam pelo menos um aspecto do seu corpo antes de publicarem uma fotografia sua online. Temas como este são debatidos e desconstruídos no Projecto pela Auto-Estima de Dove, que já formou mais de 1000 professores em Portugal, que por sua vez implementaram um workshop de seis sessões sob o tema da auto-estima, no âmbito da disciplina de Cidadania, que chegou a 28 mil alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.

A implementação deste programa é feita em estreita colaboração com a Faculdade de Psicologia do Porto e a EPIS (Empresários pela Inclusão Social). Além dos jovens impactados em sala de aula, chegamos a muito mais (estimamos mais de cem mil até final de 2022) com recursos didácticos disponíveis no site de Dove, tanto para pais como para educadores.

Este é um trabalho que continuamos a alimentar ano após ano, estudando aturadamente o tema para melhor actuar sobre ele. Ainda recentemente lançámos o primeiro estudo em Portugal sobre o impacto de body shaming na auto-estima das mulheres, conteúdo que alimentou uma exposição sobre o tema no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

O EXEMPLO DE SKIP

Skip, nos últimos anos, tem vindo a reduzir a sua pegada ecológica, onde a água e o plástico são os principais focos. Relativamente à poupança de água, os sucessivos projectos de concentração das fórmulas iniciados há mais de uma década fizeram com que, por exemplo, uma dose de detergente líquido tenha passado dos 130 ml para os 50 ml na actualidade. Temos procurado desenvolver fórmulas que tenham resultados eficazes em ciclos curtos, onde a poupança de água e energia na vertente do utilizador é substancialmente reduzida. Este ano demos ainda um passo muito importante para termos produtos ainda mais sustentáveis com fórmulas com pelo menos 85% dos ingredientes biodegradáveis e com todas as embalagens de detergentes líquidos apresentando 50% de plástico reciclado incorporado.

Em termos sociais, Skip tem um longo trajecto nesta área desde 2005, com a implementação da filosofia “É bom sujar- -se”, centrada em incentivar as crianças a crescer ao ar livre, a realizar actividades manuais e as famílias a brincar e viver unidas momentos que marcam. Durante este período construímos parques infantis, criámos o dia de aulas ao ar livre, promovemos a redução da utilização dos ecrãs e mais recentemente criámos a iniciativa do “É bom fazer o bem”, onde inspiramos todos os portugueses a colocarem mãos à obra em prol da ajuda ao próximo. Fazemo-lo num programa de grelha da SIC com esse mesmo nome.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

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