Unilever é a maior anunciante do semestre
Entre Janeiro e Junho, a Unilever foi a empresa que mais dinheiro gastou em publicidade no mercado português. Dados da MediaMonitor, da Marktest, apontam para um investimento de mais de 170 milhões de euros, com a maior fatia a ter como destino a televisão (151,8 milhões de euros). Internet, outdoor, press, cinema e rádio são os meios que se seguem.
No ranking dos 10 maiores anunciantes da primeira metade do ano constam ainda a European Home Shopping, Reckitt Benckiser, Portugal Telecom, Viva Melhor Sempre, Modelo Continente, Procter & Gamble, Nos e Vodafone Portugal.
Já no que diz respeito a agências de publicidade, a Havas Worlwide ocupa o primeiro lugar, tendo em conta o mesmo período. No total, registou um investimento de 292 milhões de euros, logo seguida pela Y&R, Fuel, Partners e J. Walter Thompson. No top 10 constam ainda a FCB Lisboa, TBWA\Lisboa, Publicis, BBDO Portugal e Ogilvy & Mather.
A MediaMonitor revela ainda que a OMD é a agência de meios com maiores níveis de investimento em publicidade, ascendendo aos 451 milhões de euros. A MEC e a Initiative ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Logo a seguir surgem a Arena, Carat, Zenith, Havas Media, Mindshare, Starcom Mediavest Group e Mediacom Portugal.