Unilever corta em despesas de marketing apesar do aumento de receitas
A Unilever reduziu, no primeiro semestre de 2011, os seus gastos de marketing em 1,5%. Uma reacção às pressões de custos, ainda que tenha incrementado as suas receitas, mesmo na região da Europa Ocidental, mais problemática para o Grupo, adiantou a Marketing Magazine.
A empresa de produtos de grande consumo alertou que «todas as categorias estão a lidar com aumentos significativos de custos», o que levou a margens mais reduzidas neste período. Ao nível global, a Unilever conseguiu incrementar os seus preços em 5,1%, aumentando o volume em 1,9%. «Os volumes foram robustos, e em linha com o mercado, apesar dos aumentos de preço. Isto mostra a força das nossas marcas e inovações», afirmou o CEO Paul Polman.
As receitas cresceram em 4,1% face ao período homólogo do ano anterior para 22,8 mil milhões de euros, e os lucros antes de impostos cresceram 9%, para os 3,2 mil milhões de euros.
A região da Europa Ocidental tem apresentado freios também à Procter & Gamble (P&G), tendo o seu CEO afirmado que a empresa se está a preparar para um período de fraco – ou mesmo nenhum – crescimento nos países desenvolvidos.
Apesar da conjuntura que faz sentir nas duas rivais, Paul Polman garantiu que a Unilever pretende continuar a expandir as suas marcas para novos mercados, estratégia que se assumiu como o principal vector de crescimento da companhia.