Unilever apaga a palavra “normal” de todos os seus produtos e anúncios

O que é ser normal? A resposta a esta pergunta não reúne consenso e, muitas vezes, o conceito de normalidade pode dar origem a situações de preconceito ou discriminação. Por isso mesmo, a Unilever decidiu eliminar a palavra “normal” de todas as embalagens e campanhas de publicidade das suas marcas de beleza e cuidados pessoais.

A novidade surge no âmbito da estratégia “Beleza Positiva”, através da qual a dona das marcas Dove, Rexona, Axe e Tresemmé pretende apelar a uma noção de beleza mais inclusiva e sustentável.

“A decisão de remover a palavra ‘normal’ é um dos muitos passos que estamos a dar no sentido de desafiar os ideais de beleza restritos, enquanto trabalhamos para ajudar a acabar com a discriminação e defender uma visão de beleza mais inclusiva”, explica a Unilever em comunicado. Segundo a multinacional, um estudo realizado a nível mundial mostra que usar esta palavra para descrever o cabelo ou a pele faz com que a maioria das pessoas se sinta excluída.

O mesmo estudo, realizado a pedido da Unilever junto de 10 mil consumidores de nove países, indica que 56% acredita que a indústria da beleza e cuidados pessoais pode fazer com que as pessoas se sintam excluídas. Nesse sentido, 74% gostaria que o sector se focasse mais em fazer com que as pessoas se sintam melhor, em vez de apontar à aparência.

Mais de metade (52%) refere prestar mais atenção à postura da empresa sobre questões sociais antes de comprar produtos e sete em cada 10 pessoas concordam que usar a palavra “normal” nas embalagens dos produtos e nas campanhas publicitárias tem um impacto negativo. Entre os mais jovens (dos 18 aos 35 anos), esta proporção aumenta para oito em cada 10.

Perante conclusões como estas, a Unilever compromete-se também a não alterar digitalmente o formato, dimensão ou proporção do corpo nem a cor da pele nas suas campanhas. Pretende ainda aumentar o número de anúncios com pessoas de grupos menos representados.

«Com mil milhões de pessoas a usar os nossos produtos de beleza e cuidados pessoais todos os dias, e muitos mais a verem as nossas campanhas publicitárias, as nossas marcas têm o poder para fazer uma diferença real na vida das pessoas», sublinha Sunny Jain, presidente de Beauty & Personal Care da Unilever.

Segundo o responsável, eliminar a palavra “normal” não resolve o problema mas ajuda a tornar as marcas da Unilever mais inclusivas.

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