“Unidos Contra o Desperdício” dá 10 dicas para começar a revolução em casa
Nasceu no final de Setembro com o Alto Patrocínio do Presidente da República e já está a pôr mãos à obra, mostrando aos portugueses que o caminho para um planeta mais verde começa em casa. O movimento “Unidos Contra o Desperdício” celebra o Dia Mundial da Alimentação, assinalado no próximo dia 16, com a partilha de 10 dicas para reduzir o desperdício das famílias.
Esta é uma das acções que o movimento está a colocar em marcha para envolver os cidadãos, incentivando comportamentos simples e que fazem parte do dia-a-dia. Estimativas apontadas pelo projecto indicam que 40% do desperdício alimentar ocorre a nível doméstico, tornando-se essencial o contributo das famílias.
No dia 16, o “Unidos Contra o Desperdício” planeia também lançar um desafio nas redes sociais que passa pela publicação da fotografia de um alimento ou de um prato de comida a que se retira um terço. A ideia é alertar para a importância do desperdício, considerando que precisamente um terço da produção alimentar acaba no lixo, a nível mundial.
Antes do passatempo, ficam já as 10 dicas para reduzir o desperdício:
1. Planeie as refeições e elabore uma lista de compras antes de ir ao supermercado;
2. Cozinhe apenas as quantidades necessárias para o número de pessoas que vão consumir a refeição;
3. Coloque os produtos com data de validade mais curtas à vista no frigorifico;
4. Comece por utilizar os hortícolas e as frutas mais maduras e só depois as mais verdes;
5. Utilize a fruta madura para preparar batidos de fruta ou purés de fruta;
6. Se tem sobras, invente ou procure receitas que permitam o reaproveitamento;
7. Congele a comida confexcionada que sobrar ou guarde-a no frigorífico em recipientes apropriados para ser consumida no dia seguinte;
8. Aproveite a água da cozedura dos legumes para a sopa;
9. Use a casca de alguns produtos hortícolas ou frutas (cebola, limão, laranja, curgete, etc.) para fazer chá ou compotas;
10. Partilhe as sobras com amigos, vizinhos, familiares.
«Ao longo do ano vão ser apresentadas outras ideias e partilhadas boas práticas, seja a nível doméstico, seja nas empresas de vários sectores, de restauração e hotelaria, da agricultura, da distribuição e da logística», adianta Charlotte Seabra, coordenadora do movimento “Unidos Contra o Desperdício”.