UNICEF Portugal desafia jovens a darem a sua opinião sobre os temas que mais os preocupam
A UNICEF Portugal convida todas as crianças e jovens entre os 10 e 17 anos que vivem em Portugal a participar na iniciativa “Tenho Voto na Matéria”, uma consulta pública que permitirá conhecer as suas opiniões e preocupações sobre os temas que mais os afectam, contribuindo para influenciar as decisões políticas que promovem o seu bem-estar.
A iniciativa resulta da colaboração entre a UNICEF Portugal, o seu Grupo Consultivo de Crianças e Jovens e o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa, este último responsável pela concepção, aplicação e análise dos dados do inquérito online, garantindo a sua qualidade e rigor científico.
Na primeira edição do projecto, as principais preocupações das crianças e jovens foram a saúde mental (21%), a discriminação (16%), a internet e as redes sociais (12%). A grande maioria (76%) destacou que não se sentia envolvida nas decisões sobre o lugar onde vive ou, quando consultados, que as suas opiniões não tinham consequência ou impacto nas decisões.
«A participação democrática, especialmente relevante quando falamos de crianças e jovens, implica assegurar a sua efetiva participação e envolvimento nas decisões que afectam as suas vidas. O que pretendemos com esta iniciativa é proporcionar o espaço para expressarem as suas opiniões e ideias. É responsabilidade de todos nós e em particular dos decisores políticos, ouvir as crianças e desenhar políticas que considerem também as suas perspectivas, de forma regular, consistente e permanente», diz, em comunicado, Beatriz Imperatori, directora executiva da UNICEF Portugal.
A segunda edição da iniciativa “Tenho Voto Na Matéria” 2023, decorrerá até 3 de Novembro em www.unicef.pt/tenhovotonamateria.