Unibanco aposta em António Raminhos para evidenciar flexibilidade das suas soluções

O tempo é de Verão e os portugueses estarão, muito provavelmente, com as atenções focadas nas férias, mas será que são flexíveis no pagamento das mesmas? A nova campanha do Unibanco questiona isso mesmo, mas com um tom descontraído.

A culpa é de António Raminhos, protagonista da campanha – que conta ainda com criatividade da agência Nossa e produção da Mossa. No filme que sustenta o projecto publicitário, o humorista demonstra a sua flexibilidade – ou falta dela – numa aula de yoga virtual que permite fazer a ponte entre as diferentes possibilidades de férias e as soluções sem e com crédito da instituição financeira.

«O Raminhos é uma figura que transmite descontracção e descomplicação, que são justamente características que queremos associar às nossas soluções», explica Marília Araújo, directora do Unibanco, em entrevista à Marketeer.

A abordagem escolhida para esta campanha tem como propósito apelar a um público mais jovem, razão pela qual o Unibanco aposta também na rede social TikTok. A insígnia convidou um grupo de influenciadores a apresentarem novas posições de yoga – seguido as pisadas a António Raminhos – e a desafiarem as suas comunidades a fazerem o mesmo através da hashtag #UnibancoChallenge.

Acompanhe a entrevista a Marília Araújo na íntegra:

Como justificam a escolha de António Raminhos para a nova campanha do Unibanco?

Num mundo global, tecnológico e digital, ser flexível tornou-se mais importante do que nunca: num futuro onde a casa e o trabalho se misturam, onde o offline convive com o online, os amigos com os desconhecidos, ou a realidade com a ficção, o acto de pagar também precisa dessa flexibilidade, respondendo às diferentes necessidades do dia-a-dia de cada pessoa, seja nos pagamentos a pronto ou a prazo.

Para dar corpo ao conceito de “flexibilidade para dar, vender e comprar”, que mostra como o Unibanco e as suas soluções financeiras podem trazer flexibilidade a qualquer um, precisávamos de uma pessoa que todos os portugueses conheçam e saibam que não tem flexibilidade nenhuma: o António Raminhos. Nos spots, introduzimos o Raminhos a mostrar a sua (falta de) flexibilidade no yoga, para depois mostrarmos as coisas em que ele é realmente flexível: nas férias, no regresso às aulas e, acima de tudo, nos pagamentos.

E que valores é que o humorista partilha com a marca?

O Raminhos é uma figura que transmite descontracção e descomplicação, que são justamente características que queremos associar às nossas soluções, demonstrando aos nossos clientes que, seja nos produtos sem ou com crédito, é fácil pagar e gerir o seu dinheiro de uma forma fácil, rápida e cómoda (sem esquecer a segurança que aportamos ao acto de pagamento). Pode até não ser flexível para o yoga, mas conta com soluções flexíveis para os pagamentos no seu dia-a-dia.

Quais são os principais desafios no desenvolvimento de uma campanha como esta?

O grande desafio desta campanha passa por comunicarmos, em simultâneo, a nossa oferta de soluções sem e com crédito. Até há pouco tempo, o Unibanco apenas disponibilizava produtos de crédito – cartões de crédito, crédito pessoal e consolidado. Agora, desde o lançamento recente da Conta Unibanco, o nosso propósito é demonstrar aos nossos clientes, de forma muito simples, que seja qual for a solução de pagamento que estes procuram, podem sempre contar com o Unibanco para qualquer situação.

A quem se dirige a campanha? Como é que surgiu a ideia de saltar para o TikTok?

Um dos grandes objetivos do Unibanco, sobretudo desde o lançamento da Conta Unibanco – a nossa conta digital – tem sido chegar a um público-alvo mais jovem. Com este propósito, a campanha vai chegar à rede social TikTok, na qual o Raminhos irá desafiar os seus seguidores a imitarem-no ou a criarem as suas próprias poses de yoga, utilizando a hashtag #UnibancoChallenge.

Mas, ainda assim, o target desta campanha é bastante vasto, entre os 18 e os 65 anos, nomeadamente pessoas que procurem simplificação nos pagamentos do dia-a-dia e que o façam de forma descomplexada e flexível.

Em que outros meios vai a campanha ser divulgada? E quando?

O spot oficial da campanha vai ser divulgado em TV e nos meios digitais a partir de hoje. O anúncio publicitário será complementado com episódios de aulas de yoga virtuais apresentados pelo Raminhos – disponíveis no YouTube e IGTV da marca – e com o desafio #UnibancoChallenge no Tik Tok.

Texto de Filipa Almeida

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