Uma visita virtual pelo património português

A Google, em parceria com a Direcção-Geral do Património Cultural, apresentou um novo projecto que permite realizar visitas virtuais a algum do património artístico, natural, arquitectónico e cultural mais relevante de Portugal.

Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Palácio da Pena, Vila de Óbidos ou Castelo de Guimarães são apenas alguns dos 57 novos locais que podem, a partir de agora, ser visitados virtualmente. Via mobile ou desktop, os utilizadores poderão conhecer os espaços por fora e por dentro.

«O projecto que hoje apresentamos é mais um passo no trabalho que a Google tem vindo a desenvolver na digitalização do Património português com o objectivo de apoiar a divulgação dentro e fora de portas da riqueza cultural do país contribuindo também para a atracção de mais turistas, com o consequente impacto na economia portuguesa. Também aqui a tecnologia pode ser um importante aliado e por isso estamos muito entusiasmados com o lançamento das Maravilhas de Portugal», afirma Francisco Ruiz Antón, director de Políticas Públicas e Representante da Google em Espanha e Portugal.

«O Património Cultural será porventura o mais importante recurso estratégico do País. As últimas cartas da UNESCO apontam para uma nova dimensão do património, de carácter eminentemente social, tratando-se agora de o valorizar também como instrumento de promoção sociocultural das populações. Neste sentido esta parceria com a Google, mais do que uma visita aos locais, estimula a aproximação das pessoas ao património, entendendo-o como um projecto de cidadania, através da sensibilização para a importância da sua preservação, salvaguarda e valorização», salienta Nuno Vassallo e Silva, director-geral do Património Cultural.

Adicionalmente, no Google Cultural Institute estará acessível a colecção “Maravilhas de Portugal” com alguns dos principais ícones do património português.

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