Uma indústria com passada larga
O calçado é, cada vez mais, um embaixador de Portugal. Cerca de 95% da produção é exportada para 132 países em todo o mundo, sendo que as vendas estão a crescer sobretudo fora da União Europeia. Em Setembro, o sector deu mais uma vez provas do seu valor nas duas principais feiras do calçado, a GDS, em Düsseldorf, e a MICAM, em Milão
Texto de Daniel Almeida
A indústria portuguesa do calçado tem evidenciado uma saúde financeira de ferro, em contraciclo com a maior parte dos sectores da economia nacional. Se há uns anos a maioria das empresas se mantinha numa espécie de zona de conforto e produzia essencialmente para terceiros (private label), actualmente as marcas próprias multiplicam-se – mesmo dentro das organizações mais antigas – e os sapatos “Made in Portugal” conseguem vingar e ganhar quota em mercados tão díspares como a União Europeia, Rússia, Angola, China ou EUA. Até porque o mercado doméstico torna-se cada vez mais pequeno para um sector com passada (e ambição) larga.
Para ler o artigo na íntegra, consulte a edição de Outubro de 2013 da revista Marketeer.